Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 10 de novembro de 2021

ELIMINATÓRIAS: DEZ PAÍSES PODEM GARANTIR, HOJE, VAGA NA COPA

 

Dez países podem garantir vaga na Copa do Mundo nesta data Fifa; confira a matemática das seleções

Até agora, apenas o Catar, país-sede, além de Alemanha e Dinamarca, estão classificados para o Mundial de 202

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de novembro de 2021 | 10h00

Líder das Eliminatórias com 31 pontos, a seleção brasileira pode garantir vaga na Copa do Mundo de 2022, em caso de vitória sobre a Colômbia, nesta quinta-feira, dia 11, às 21h30, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada das Eliminatórias. Se vencer os colombianos, atualmente na quarta posição, o Brasil alcança 34 pontos, enquanto o adversário só poderá chegar a 31 caso ganhe todos os seus jogos restantes. Os quatro primeiros se classificam diretamente ao Mundial do Catar, marcado para ocorrer em novembro do ano que vem, e o quinto vai para a repescagem. 

Até agora, apenas o Catar, país-sede, além de Alemanha Dinamarca, estão classificados para a próxima Copa, quando a França defende a conquista de 2018. Caso a Argentina supere o Uruguai nesta quinta também, a seleção de Lionel Messi pode se classificar caso derrote o Brasil na sequência e os uruguaios tropecem contra a Bolívia ou o Equador só some um ponto nas partidas contra Venezuela e Chile. O momento já é de contas para algumas seleções. O Brasil nunca ficou fora de Copas. É o time que mais venceu, cinco vezes, a última em 2002.

 
 
Brasil faz grande campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022.
Brasil faz grande campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

Nas outras Eliminatórias para a Copa do Mundo, as vagas destinadas às seleções da África (cinco), América do Norte/Central e Caribe (três e mais uma disputa de repescagem) e Ásia (quatro e mais uma disputa de repescagem) ainda não podem ser matematicamente definidas nesta rodada de data Fifa.

Oito seleções europeias também podem garantir vagas na Copa

A fase de grupos das Eliminatórias Europeias se encerra nesta data Fifa e tem disputas acirradas por vagas. Dinamarca, no Grupo F, e Alemanha, no Grupo J, já garantiram presença na Copa de 2022. Lembrando que o time alemão venceu a competição em 2014, ao bater a Argentina no Maracanã e passa por uma reformulação após a saída do técnico Joachim Löw.

No Grupo A, a Sérvia é líder, com dezessete pontos em sete jogos, e pode ser ultrapassada por Portugal, de Cristiano Ronaldo - o time lusitano soma 16 pontos e um jogo a menos. Os dois se enfrentam no domingo em confronto decisivo para definir o dono da vaga direta.

Itália Suíça estão empatadas na liderança do Grupo C, em 14 pontos, mas a campeã da Eurocopa leva vantagem no saldo de gols. As duas seleções se enfrentam nesta sexta-feira, mas a vaga só será decidida na rodada seguinte, no domingo. Os italianos enfrentam a Irlanda do Norte, enquanto os suíços jogam contra a Bulgária. Vale lembrar que a Azzura ficou fora da última Copa do Mundo, na Rússia, porque não conseguiu se classificar. O país sentiu demais a falta de futebol durante a competição três anos atrás.

Já no Grupo D, a disputa está mais aberta. A França lidera, com 12 pontos em seis jogos, e é seguida de perto por Ucrânia (nove pontos em sete rodadas), Finlândia (oito em seis jogos) e Bósnia (sete em seis partidas). Os atuais campeões mundiais podem garantir a vaga direta se vencer o lanterna Cazaquistão, no sábado, o que parece barbada. Se empatar, precisa torcer por uma igualdade no placar entre Finlândia e Bósnia. Caso a seleção francesa seja surpreendida pelo Cazaquistão e perca a partida, a vaga do grupo só será definida na última rodada, na terça que vem, quando a França recebe a Finlândia e a Bósnia enfrenta a Ucrânia.

Bélgica

Duas seleções disputam a vaga do Grupo E. A vantagem é da Bélgica, com 16 pontos em seis jogos, à frente da República Tcheca (11, mas já com sete partidas realizadas) e País de Gales (11 também em seis rodadas). Caso os belgas vençam a Estônia neste sábado, já garantem a classificação para o Catar. Em caso de empate entre belgas e estonianos, a vaga para a seleção de Lukaku e Kevin de Bruyne será selada caso Gales não derrote Belarus. O Brasil ficou pelo caminho no Mundial de 2018 diante da Bélgica, quando perdeu por 2 a 1. O time de Tite até que fez boa partida, mas não conseguiu se garantir. Foi a segunda Copa que Neymar perdeu.

O Grupo G conta com a Holanda na liderança, com 19 pontos, dois à frente da Noruega e quatro da Turquia. Os holandeses garantem vaga no Mundial se vencerem Montenegro e os noruegueses não derrotarem a Letônia. Outra combinação possível é empatando os dois jogos restantes, já que a última rodada é contra a própria Noruega. O país nórdico se classifica à próxima Copa se igualar em pontos com os holandeses na próxima rodada e vencer o duelo decisivo entre os dois na terça-feira. A tarefa da Turquia já é mais complicada. Precisa vencer os dois jogos restantes e torcer para a Holanda conquistar no máximo um ponto e a Noruega até três.

Rússia lidera o Grupo H, com 19 pontos, e briga com a Croácia, que tem 17, pela vaga no Mundial. Os russos podem se classificar nesta quinta-feira caso derrotem o Chipre e a Croácia perca para Malta. A vaga também pode ser garantida para a Rússia em caso de dois empates nas últimas rodadas, desde que os croatas não vençam Malta. Se perder para a seleção cipriota e empatar na última rodada, os russos também se garantem, caso a Croácia tropece diante de Malta. A vaga será dos croatas se vencerem seus dois próximos jogos ou até se forem derrotados por Malta, contanto que a Rússia não some pontos em seus dois jogos. Caso Croácia e Rússia empatem seus jogos nesta quinta, a vaga será definida na última rodada no confronto decisivo entre as seleções.

A disputa pela vaga do Grupo I é uma das mais acirradas. A Inglaterra é líder, com 20 pontos, três pontos à frente da Polônia e cinco da Albânia. Se os ingleses acumularem pelo menos quatro pontos nas duas rodadas finais, garantem a classificação. Os poloneses precisam somar no mínimo quatro pontos e torcer para que a vice-campeã da Eurocopa não faça mais do que três pontos. A missão mais complicada é da Albânia, que busca sua primeira participação em uma Copa do Mundo. Os albaneses precisam de duas vitórias e que a Polônia só some até três pontos e a Inglaterra perca as duas partidas restantes. Não deve ser desta vez.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros