Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 11 de outubro de 2023

ECLIPSE ANULAR: ENTENDA O QUE É O ANEL DE FOGO DESTE SÁBADO

 

Eclipse anular: entenda o que é o anel de fogo deste sábado

O fenômeno astronômico poderá ser visto do Brasil e será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional

Os brasilienses poderão fazer uma observação solar em 14 de outubro, com telescópios e filtros especiais, em um evento gratuito realizado pelo Clube de Astronomia de Brasília, na Praça do Cruzeiro, das 14h30 às 16h -  (crédito: Reprodução/Youtube)
Os brasilienses poderão fazer uma observação solar em 14 de outubro, com telescópios e filtros especiais, em um evento gratuito realizado pelo Clube de Astronomia de Brasília, na Praça do Cruzeiro, das 14h30 às 16h - (crédito: Reprodução/Youtube)
 
 
Cecilia Sóter 
postado em 10/10/2023 12:33 / atualizado em 10/10/2023 12:35

No próximo sábado (14/10), o Brasil e outros países das Américas serão presenteados com o espetáculo astronômico Eclipse Anular do Sol. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional.

 

 

Ainda de acordo com o Observatório Nacional, a frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro,  será em 2 de outubro de 2024.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, está coordenando uma ação integrada nacional e internacional para observar e transmitir o Eclipse Anular do Sol. A transmissão pelo canal do YouTube começará às 11h30, quando o eclipse anular poderá ser visto na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo o percurso da anularidade até que chegue ao seu fim na costa leste do Brasil, por volta das 17h30.

Onde o eclipse poderá ser visto?

No Brasil, a faixa de anularidade passará pelo Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O eclipse será visto como parcial em todo o território nacional.

Os brasilienses poderão fazer uma observação solar em 14 de outubro, com telescópios e filtros especiais, em um evento gratuito realizado pelo Clube de Astronomia de Brasília, na Praça do Cruzeiro, das 14h30 às 16h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros