Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 19 de outubro de 2024

DUAS NOVAS EXPOSIÇÕESA OCUPAM A REFERÊNCIA GALERIA DE ARTE

Duas novas exposições ocupam a Referência Galeria de Arte

Exposições na Referência Galeria de Arte reúnem obras frutos de pesquisas de dois artistas de Brasília

 
 
Vortice, obra de Léo Tavares -  (crédito: Divulgação)
Vortice, obra de Léo Tavares - (crédito: Divulgação)

Duas exposições ocupam a Referência Galeria de Arte a partir de hoje, ambas concebidas por artistas de Brasília. Na Sala Principal da galeria, Léo Tavares apresenta Romance, e, na Sala Acervo, Carlos Lin mostra Pra você (o mistério enunciado pela palavra/texto perdido na ponta da língua).

O artista encara o conjunto como uma obra só, fragmentada em partes. Em objetos, assemblages e colagens, ele trabalha a junção de materiais nos quais a oposição está sempre presente — como no caso da leveza das organzas e a dureza das madeiras — de maneira a compor uma narrativa que se aproxima da ideia de um romance literário. "Como a ideia de constelação, dos fragmentos que orbitam uma ideia. Isso está presente também na escolha de materiais. Tem também alguns quadros em que a assemblage se faz presente", avisa.

Na Sala Acervo, Carlos Lin mostra objetos produzidos nos últimos 10 anos nos quais mergulha em várias pesquisas e diversas técnicas. A seleção, feita pela curadora Renata Azambuja, reúne fotografias, desenhos, objetos, instalações, esculturas e vídeo performances. "Os objetos dizem respeito a pesquisas interlinguagens. Sou um artista que transita bastante entre teoria e prática. Essas pesquisas são baseadas em estudos que desenvolvo do ponto de vista de pesquisa prática com relação ao desenvolvimento de técnica", explica Lin. 

Técnicas como cestaria e adobe, material normalmente utilizado para fabricar tijolos, aparecem nos objetos que compõem a exposição. "Estou pesquisando as técnicas do adobe para poder me apropriar para transformar em objeto de arte e pensar o contemporâneo, o resgate das tradições vernaculares, a atualização desses vernáculos na linguagem contemporânea", avisa o artista.  Nos vídeos, o tema muda e Carlos Lin se debruça sobre a paisagem, enquanto as fotografias estão mais concentradas no registro de flores. 

Romance

De Leo Tavares. Curadoria: Marco Antônio Vieira. Sala Principal  

Pra você (o mistério enunciado pela palavra/texto perdido na ponta da língua)

De Carlos Lin. Curadoria: Renata Azambuja. Sala Acervo 

Abertura hoje, às 17h, na Referência Galeria de Arte (202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo). Visitação até 18 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros