Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes terça, 17 de dezembro de 2024

DORA MORELENBAUM COLOCA SEU PIQUE EM MOVIMENTO NO CLIPE A MELHOR SAÍDA (POSTAGEM DE TROVOA COMUNICAÇÃO)

Dora Morelenbaum coloca seu pique em movimento no clipe de "A Melhor Saída"

Gravado em São Paulo, o registro audiovisual é uma obra fiel ao conceito estético criado para Pique, primeiro álbum-solo da cantora e compositora carioca

 

[MAIS FOTOS AQUI]

Ao captar a euforia e a solidão do cotidiano, a cantora, compositora e instrumentista carioca Dora Morelenbaum convida a um passeio emotivo pelas ruas de São Paulo no registro audiovisual de “A Melhor Saída”, lançado nesta segunda-feira, 16 de dezembro, em seu canal no YouTube (assista aqui). A faixa integra o repertório de Pique, álbum de estreia-solo da artista, lançado em outubro, em parceria com os selos Coala Records e Mr Bongo.

Com direção assinada por Maria Cau Levy e Caio Mazzili, o primeiro videoclipe do disco faz juz ao poético trajeto sobre transitoriedades e escapes que abraçam a obra como um todo. O registro apresenta Dora em meio ao crescente movimento de um fim de tarde repleto de vidas ocupadas com o fluxo da metrópole paulistana. “Durante as gravações de Pique, comecei a visualizar as texturas e as cores que representavam o álbum de alguma forma. Uma imagem não saía da minha cabeça toda vez que ouvia as músicas: as luzes de carros e postes passando, o lusco-fusco, o movimento e a inércia das ruas”, conta Dora.

A figura da artista se destaca nas imagens enquanto a cidade pulsa ao seu redor. Esse efeito, já apresentado na estética no disco, também se converteu para o formato audiovisual através de um processo experimental na pós-produção do videoclipe. O material digital passou por uma técnica analógica em que cada frame foi impresso em risografia com três cores (azul, vermelho e amarelo), garantindo um resultado que entrega um tom nostálgico e nos envolve ainda mais na perspectiva de deslocamento e observação de Dora.

Essa mistura entre o digital e o analógico, que também é uma característica intrínseca à produção do álbum Pique, exibe uma identidade híbrida no registro audiovisual, com a intenção de atiçar a sensorialidade.

O videoclipe de “A Melhor Saída” ganha mais beleza ao metaforizar os (re)encontros com os sentimentos e as reflexões dos caminhos feitos a qualquer momento do dia e em qualquer lugar.

 

ASSISTA AO CLIPE DE “A MELHOR SAÍDA” AQUI

OUÇA O DISCO PIQUE AQUI

 

FICHA TÉCNICA VIDEOCLIPE “A MELHOR SAÍDA”
Dirigido por: Maria Cau Levy e Caio Mazzilli

Produção: estúdio m-cau e lusco fusco
Assistência: Giovana Tak
Impressão: Meli-melo Press

Voz: Dora Morelenbaum
Baixo: Alberto Continentino
Guitarra: Guilherme Lirio
Bateria: Sérgio Machado
Hammond: Luiz Otávio
Percussão: Marcelo Costa
Composição: Tom Veloso
Produção: Ana Frango Elétrico
Coprodução: Dora Morelenbaum
Mix: Angelo Wolf
Master: Miguel Pinheiro Marques
Gravado entre Abril e Dezembro de 2023, no Rio de Janeiro, por Angelo Wolf
Agradecimentos: Amir Admoni, Ana Frango Elétrico, André Djanikian, Bruno Mazzilli, Camila Maluhy, Filipe Franco, Flora Milanez, Gabriel Levy, Galpão Comum, Galpãozinho 270, Ligia Jeon, Roberto Galvão, Rodrigo Levy e Santiago L Perlingeiro


Assessoria de imprensa:
Trovoa Comunicação
Carol Pascoal — carol@trovoa.com
Stéphanie Durante — stephanie@trovoa.com

Eduardo Cordeiro - eduardo@trovoa.com 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros