Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Descomplicando a Ortopedia - Doutor Renato Simionatto sexta, 13 de dezembro de 2024

DOR NA REGIÃO DO CÓCCIX (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
Você tem dores na região do cóccix?
A dor no local é uma queixa comum no consultório, e dentre as principais causas estão o hábito de ficar longas horas sentado numa mesma posição. Advogados, contadores, secretárias e quase todas as profissões administrativas estão sujeitas.
 
Mas o que é o Cóccix?
 
É a parte terminal da coluna vertebral e é composto por 3 a 5 vértebras fundidas sem nenhuma função aparente. O que se sabe hoje é que além de trauma (quedas ao solo, acidentes e etc), sentar-se em superfícies muito rígidas, obesidade e fraqueza do assoalho pélvico estão entre os fatores de risco mais comuns.
 
Ainda, ser mulher aumenta o risco de desenvolver em 5x.
 
O tratamento com 90% de sucesso, consiste em aliviar a pressão da região, seja trocando a cadeira, ou almofadas especificas, bem como o uso de anti inflamatórios para controlar a inflamação local. Outras medidas são fisioterapia, manipulação, fortalecimento muscular e até remoção do cóccix cirurgicamente.
 
Na dúvida procure seu médico para uma avaliação.
 
Agende sua consulta!
 
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros