Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Country Music sábado, 15 de outubro de 2016

DOLLY PARTON, A RAINHA DA COUNTRY MUSIC

DOLLY PARTON, A RAINHA DA COUNTRY MUSIC

Raimundo Floriano

 

Dolly Parton

 

                        Dolly Rebecca Parton, nascida em Sevierville, Tennessee, no dia 19 de janeiro de 1946, é uma cantora, compositora, atriz e filantropa norte-americana mais conhecida por seu trabalho na música country. É considerada um dos maiores nomes na história da música mundial, sendo reconhecida como Rainha da Música Country.

 

                        Filha de um fazendeiro, começou a compor e cantar na infância e, com 18 anos, foi para Nashville, capital do Tennessee, por onde começa todo aquele que deseja vencer na country music. Em 1967, entrou para a dupla Porter Wagoner, no lugar da cantora Norma Jean, que partia para carreira solo. No ano seguinte, ela e Porter ganhavam o prêmio de Melhor Dueto do Ano, da Academia de Música Country.

 

                        Em 1974, o seu primeiro LP solo, Jolene fez muito sucesso nos EUA.

 

 

                        Linda Ronstadt, Emmylou Harris e Maria Muldaur gravaram canções suas, Whitney Houston gravou a música I Will Always Love You, também dela, e, em 2008, Dolly participou do álbum Do You Know da cantora americana Jessica Simpson, compondo e cantando a faixa que nomeia o disco, entre outras grandes canções de sua autoria.

 

                        Em 1977, fez seu primeiro espetáculo na Inglaterra, para um público de rock, no Teatro Rainbow. No ano seguinte, ganhou o primeiro Disco de Ouro, com Here You Come Again, quando se afastou bastante de seu trabalho do country, e suas influências de rock desagradavam cada vez mais os puristas.

 

 

                         Dolly Parton revelou-se uma atriz competente ao participar no filme Como Eliminar Seu Chefe, ao lado de Jane Fonda e Lilli Tomlin. Atuou, também, no filme Família Buscapé, onde cantou If You Ain't Got Love, de sua autoria. Também contracenou em um episódio da série Hannah Montana, ao lado de Miley Cyrus, fazendo a madrinha de Miley Stewart, sendo madrinha de Miley Cyrus na vida real.

 

                        Em 1983, fez uma participação, em dueto com Kenny Rogers, na música Islands In The Stream, escrita por Barry Gibb, dos Bee Gees, que obteve sucesso mundial. Em 1993, fez um dueto, com James Ingram, na trilha sonora do filme Beethoven 2, The Day I Fall in Love, de James, que recebeu indicação para o Oscar de melhor trilha sonora.

 

                        Em 1994, gravou, em dueto com Julio Iglesias, um grande sucesso da música americana: When You Tell Me That You Love Me, de John Bettis e Albert Hammond.

 

                        A famosa intérprete construiu um parque temático inaugurado em 1985, o Dollywood, situado no Tennessee, na cidade de Pigeon Forge. O parque apresenta inúmeras diversões e shows, todos inspirados nas origens country e na história de sua criadora.

 

 

                        Mais tarde, construiu, ainda, o parque aquático DollySplash, abriu o restaurante Dixie Stampede e fundou a Imagination Library, especialmente dedicada às crianças.

 

 

                        A discografia de Dolly Parton contabiliza 43 álbuns, entre LPs e CDs. Na filmografia, destacamos, ainda, A Melhor Casa Suspeita do Texas, de 1981, Rhinestone - Um Brilho da Noite, de 1984, Flores de Aço, e 1992, Straight Talk, de 1992, The Beverly Hillbillies, de 1992, As Aventuras de Frank McKlusk, de 2002, Miss Simpatia 2: Amada de Poderosa, de 2005, Hannah Montana, de 2008, e Joyful Noise, de 2012.

 

                        Como pequena amostra de seu trabalho musical, escolhi estas cinco faixas, todas de sua autoria e constantes do LP Jolene:

 

                        River of Happiness, foxtrote:

 

 

                        Highlight of My Life, foxtrote:

 

 

                        Randy, foxtrote,

 

 

                        Living on Memories of You, foxe:

 

 

                        Jolene, foxtrote:

 

 

"


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros