Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 06 de julho de 2020

DOCES TÍPICOS DE FESTA JUNINA COM AMENDOIM

 

Doces típicos de festa junina com amendoim. Veja receitas

Lista inclui brigadeiro de paçoça, batida e torta sem glúten
 
Brigadeiro de paçoca recheado com brigadeiro meio amargo, de Ana Maria Braga Foto: Divulgação
Brigadeiro de paçoca recheado com brigadeiro meio amargo, de Ana Maria Braga Foto: Divulgação
 
 

É julho, mas ainda é tempo de festa junina... O amendoim está em muitos doces servidos nesta época, nunca falta ao arraial, que foi para dentro de casa. Versátil, pode ser consumido de diversas maneiras. Na lista a segur, temos  brigadeiro de paçoca da apresentadora Ana Maria Braga, a aprenda a batidinha de amendoim servida na Academia da Cachaça, pé de moleque...

Brigadeiro de paçoca com chocolate meio amargo

Ana Maria Braga

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395g)

6 paçocas esfareladas (120g)

1 colher de sopa de manteiga (15g)

... brigadeiro meio amargo

1 lata de leite condensado (395g)

2 colheres de sopa cheias de cacau em pó (30g)

1 colher de sopa de manteiga (15g)

... para envolver

10 paçocas esfareladas (200g)

Preparo

O brigadeiro de paçoca: misture os ingredientes em panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo sem parar, por cerca de 15 minutos ou até se soltar do fundo (ponto de enrolar). Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e deixe esfriar.

O brigadeiro meio amargo: leve os ingredientes ao fogo médio, em panela de fundo grosso, e cozinhe, mexendo sempre, até se soltar do fundo. Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e deixe esfriar.

Modelagem: com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), modele bolinhas do brigadeiro meio amargo (cerca de 10g cada) e reserve.

Molde bolinhas com o brigadeiro de paçoca (cerca de 15g cada), abra na palma da mão e recheie com um brigadeiro meio amargo. Feche bem, volte a enrolar, envolva na paçoca e disponha em forminhas (se houver).

 

Amendoim Cri Cri

(Casas Pedro)

Casas Pedro: amendoim cri cri Foto: Divulgação
Casas Pedro: amendoim cri cri Foto: Divulgação

 

Ingredientes

500g de amendoim

1 xícara e 1/2 de açúcar

Água

Preparo

Uns 15 minutos antes de preparar o doce, deixe o amendoim numa vasilha com água. Depois, retire toda a água e coloque somente o amendoim em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Leve ao fogo alto médio. Quando a água estiver quente, adicione o açúcar. Mexa sempre até toda água evaporar e o amendoim soltar da panela.

Pé de moleque

Andrea Follador

Pé de moleque (Andrea Follador) Foto: Divulgação
Pé de moleque (Andrea Follador) Foto: Divulgação

 

Ingredientes

2 xícaras de amendoim torrado e moído

2 xícaras de amendoim torrado em grãos

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá ) de leite

Preparo

Em uma panela adicione todos os ingredientes e leve tudo ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Despeje em assadeira untada e espere esfriar e endurecer. Quando estiver completamente frio corte pedacinhos.

Paçoquinha

(Seven Boys)

Paçoquinha Foto: Divulgação
Paçoquinha Foto: Divulgação

 

Ingredientes

1 xícara de chá de amendoim (115g)

½ xícara de chá de doce de leite em pasta (145g)

3 paçocas (75g)

4 fatias de pão de forma

2 colheres de sopa de canela (20g)

Preparo

Triture os amendoins no liquidificador e misture a farofa ao doce de leite e à paçoca até que ela se dissolva toda. Leve as fatias de pão ao forno pré-aquecido (200 °C) até que estejam douradas. Estique um pedaço grande de papel filme (PVC) sobre uma tábua. Espalhe metade da pasta de doce de leite, até que fique do tamanho do pão e cubra com uma fatia. Vire de ponta-cabeça em uma assadeira, de modo que o pão fique para baixo. Retire o papel filme e repita o processo com o restante dos ingredientes. Cubra a assadeira com filme plástico e leve à geladeira até esfriar. Polvilhe a canela peneirada sobre os doces e corte cada fatia ao meio. Corte cada uma dessas tiras em seis quadradinhos e sirva. Se quiser, substitua o doce de leite por leite condensado.

 

Pavê de doce de leite com crocante de amendoim

Bianca Hermida (Verde Vício)

Pavê de doce de leite com crocante de amendoimNicole Mendlewicz (Verde Vício) Foto: Divulgação
Pavê de doce de leite com crocante de amendoim Nicole Mendlewicz (Verde Vício) Foto: Divulgação

 

Ingredientes

Para o creme de doce de leite:

1 lata de leite condensado (ou 400g de doce de leite pronto)

1 caixa de creme de leite

Para o biscoito

3 ovos

100g de açúcar demerara

130g farinha de trigo, previamente peneirada

Para umedecer os biscoitos

100ml de água

50g de açúcar demerara

1 dose de conhaque (opcional)

... o creme branco

200ml de leite

2 colheres (sopa) de amido de milho

1 caixa de creme de leite

100g de açúcar demerara

3 gemas

1 colher(chá) de baunilha

...o crocante de amendoim ou pé de moleque

150 g de açúcar demerara

100g de amendoim sem casca

Preparo

Cozinhe a lata de leite condensado em uma panela de pressão em fogo médio, por aproximadamente 1 hora (após começar a chiar). Espere sair toda a pressão e retire a lata com cuidado. Após esfriar, transfira o conteúdo da lata para uma travessa, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.

Em uma batedeira, coloque os ovos, o açúcar e bata até ficar no tom amarelo claro. Acrescente a farinha de trigo e misture. Distribua em um tabuleiro previamente untado, em formato de biscoitos. Asse à 180 graus, até que fiquem dourados. Quando estiverem frios, umedeça os biscoitos.

Dissolva o amido de milho no leite e vire em uma panela. Acrescente todos os outros ingredientes do creme branco e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar.

 

Coloque o açúcar e o amendoim em uma panela, misture até formar uma calda. Vire em um tabuleiro untado e deixe esfriar. Corte em pedacinhos.

Em um recipiente ou em copinhos, monte o pavê em camadas alternadas de creme branco, crocante de amendoim salpicado, biscoitos umedecidos e creme de doce de leite.

Coloque na geladeira. Antes de servir, decore com o crocante de amendoim.

Torta de amendoim sem glúten

Marta Proto

Torta de amendoim sem glúten, de Marta Proto Foto: Divulgação
Torta de amendoim sem glúten, de Marta Proto Foto: Divulgação

 

Ingredientes

150 g de amendoins moídos

1/2 xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de farinha de rosca

3 ovos

Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus (temperatura média). Unte duas assadeiras redondas de 15cm com manteiga. Corte dois discos de papel-manteiga usando o fundo da forma como medida. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe com farinha de trigo.

Bata as claras em neve até atingir o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Por último, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme fofo e brilhante. Acrescente a mistura de amendoins e farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula, de baixo para cima. Divida a massa nas duas assadeiras preparadas e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Espete com um palito para conferir: se sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare o doce de leite ou utilize um pronto de sua preferência. Use o doce de leite como recheio entre os dois bolos e para cobrir o bolo todo. Decore com amendoim picado.

 

Torta de maçã do amor com amendoim

Luísa Mendonça (Conflor)

Torta de maçã do amor com amendoim, de Luísa Mendonça (Conflor) Foto: Divulgação/Klacius Ank
Torta de maçã do amor com amendoim, de Luísa Mendonça (Conflor)
Foto: Divulgação/Klacius Ank

 

Ingredientes

300g de amendoim torrado sem sal

100g de farinha de mandioca

50g de açúcar

... o creme

500ml de leite de castanha

2 colheres de sopa de amido de milho

100g de açúcar

½ colher de chá de extrato de baunilha

... a maçã caramelizada

1 xícara de açúcar

¼ xícara de água quente

1 maçã cortada em cubinhos pequenos

Preparo

Em um processador, processe o amendoim até o seu óleo ser liberado. Quando formar uma pasta, mas ainda com pedaços de amendoim, adicione a farinha e o açúcar. Bata apenas para misturar. Coloque em uma forma de 20cm e asse á 220°C por 30 minutos.

Enquanto a base está no forno, prepare o creme. Adicione em uma panela metade do leite, com o açúcar e a baunilha. No restante do leite gelado dissolva o amido de milho. Leve a panela ao fogo alto, mexendo sempre até levantar fervura. Abaixe o fogo e lentamente vá adicionando o leite com o amido dissolvido, misturando sempre até engrossar. Retire do fogo e reserve.

Para a maçã, caramelize o açúcar em fogo baixo, quando estiver bem derretido adicione a água misturando sempre. Adicione as maçãs, misture e retire do fogo. Deixe esfriar em uma superfície unta com óleo ou tapete de silicone.

Para a montagem é só adicionar o creme na base da torta e decorar com as maçãs caramelizadas por cima. Sirva gelada.

 

Batida de paçoca

Cida Zurlo (Academia da Cachaça)

Batida de paçoca (Paçoca do Beco), da Academia da Cachaça Foto: Divulgação/Berg Silva
Batida de paçoca (Paçoca do Beco), da Academia da Cachaça Foto: Divulgação/Berg Silva

 

Ingredientes

200g de paçoca de amendoim

200ml de cachaça branca

200ml de licor de cacau

20g (1 colher de sobremesa) de farofa de amendoim

500g de gelo (24 pedras)

Preparo

Coloque a paçoca, a cachaça, o licor de cacau, a farofa de amendoim e o gelo no liquidificador e misture bem. Sirva em um copo, acrescentando uma pedra de gelo.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros