DOBRADO CAPITÃO SILVA NÉTO
Raimundo Floriano
Símbolo do Exército
O Capitão Pedro José das Silva, da Guarda Nacional, meu avô paterno, teve 17 filhos, a saber:
Com Otília Raimundina Ribeiro Soares, 1ª esposa:
01 - Raimundo Ribeiro da Silva; e
02 - João Ribeiro da Silva.
Com Isaura Maria de Sousa e Silva, 2ª esposa:
01 - Fructuoso José da Silva;
02 - José, nascido a 28.10.1884 e falecido no mesmo dia;
03 - Firmino José da Silva;
04 - Bernardino José da Silva:
05 - Ondina de Sousa e Silva;
06 - Olindina Maria de Sousa e Silva;
07 - Emigdio Rosa e Silva, o Rosa Ribeiro, meu pai;
08 - Maria Isaura de Sousa e Silva;
09 - Ana Aparecida de Sousa e Silva, falecida aos 3 anos de idade;
10 -Lucialina Maria de Sousa e Silva;
11 - Evarista de Sousa e Silva;
12 - Manoel, nascido a 29.11.1897 e falecido no mesmo dia;
13 - José de Sousa e Silva, o Cazuza Ribeiro;
14 - Júlia de Sousa e Silva; e
15 - João Clímaco da Silva.
Pedro José da Silva e Isaura Maria de Sousa e Silva
Alguns desses filhos nomearam um dos seus em homenagem ao pai. Assim, tivemos: Pedro Ribeiro, de Raimundo Ribeiro; Pedro José da Silva Néto, de João Ribeiro; Pedro Del Pretes, de Fructuoso; Pedro Apóstolo, de Ondina; Pedro Silva, de Rosa Ribeiro; Pedro Maranhense, de Evarista; e Pedro Ivo, de Cazuza Ribeiro.
Um deles, Pedro José da Silva Néto, que alcançou o posto de Coronel, da Arma de Infantaria, foi o primeiro de nossa família a seguir a carreira militar, tornando-se inspiração para toda a prole do avô, da qual muitos de nós, mirando em seu exemplo, escolheram o Exército Brasileiro em sua vida profissional. Como eu e meu saudoso irmão Bergonsil.
Coronel Pedro José da Silva Néto
Era filho, como já disse, de João Ribeiro da Silva e Maria Pereira da Silva, a Marica Pereira, pioneiros chegados a Balsas (MA) 8 anos antes de sua emancipação, casal que teve 10 filhos, sendo um adotado.
João Ribeiro e Marica Pereira
A prole de João Ribeiro e Marica Silva
O Coronel Pedro José da Silva Néto, nascido em Balsas, casou-se com Maria Celeste Ferreira da Silva Néto, de Guaratinguetá (SP), tendo com ela 10 filhos: quatro meninas e seis meninos.
Uma das meninas faleceu aos dois anos e idade. Das demais, duas são Pedagogas-Psicólogas e uma, Professora.
Um dos meninos faleceu com 7 dias de nascido. O demais – todos os cinco! – abraçaram a Carreira Militar, ingressando no Exército Brasileiro, na Arma de Infantaria. Um deles chegou ao posto máximo de General de Exército. Os outros conquistaram a patente de Coronel. Alguns de seus descendentes também seguiram o mesmo caminho, de modo que hoje, no Brasil, não existe Quartel de Infantaria em que um Silva Néto não tenha servido.
Símbolo da Infantaria
Para homenagear o Patriarca Pedro José da Silva Néto, o Maestro Aureliano Ribeiro de Brito compôs o dobrado Capitão Silva Néto, que vocês ouvirão a seguir, com a Banda de Música do 5º Batalhão de Infantaria, sediado em Lorena (SP):
Olá,querido primo Raimundo! Sou filha do Pedrinho e Lourdinha!! Gostaria de dizer que o nome completo de minha avó Lucialina,filha de Pedro e Izaura é Lucialina de Sousa e Silva e não Lucialina Maria de Sousa e Silva... Parabéns por toda sua obra literária e obrigada por tudo .Um grande abraço. Marisa
Prima Marisa, obrigado por seu comentário quanto à Tia Lucialina. Fica o registro. Lembro-me muito bem de você, quando morou aqui em Brasília. Um abraço!
Os Silva Neto são conhecidos e admirados e eu me sinto orgulhosa por serem nossos primos Emocionante ouvir esse lindo dobrado. Obrigada por compartilhar! Muito bom!
Parabéns pela história e pela publicação do belíssimo dobrado, com excelente arranjo! Um abraço para você, Raimundo Floriano, para os demais primos e membros de nossa família. Em tempo: o nome da vovó Marica era MARIA RIBEIRO DA SILVA, tal consta nós documentos dela. Um abraço em todos!
Primo João Ribeiro, correto. Maria Pereira da Silva era o nome de solteira da Tia Marica. Virou Ribeiro depois que se casou com Tio João Ribeiro.
Raimundo Floriano , querido primo , uma alvorada mais que festiva com o Dobrado Cap Silva Néto, feita para ele , meu pai ! E a Banda do 5°Bil -Regimento Itororó que ele sempre amou !! Você não apenas gosta da História como é a História . Seu amor pelo saber e pelo conhecimento o faz mais especial ainda . Muito obrigada !!! É linda a música e a execução com os metais e a percussão . 🙏🙏🙏🙏🎼🎼🎼Como fiquei feliz !!! 🎷🎼🎺 . Um antigo amigo dos tempos de Lorena, hoje em Brasília , visitou o Almanaque e fez comentários sobre o Balsas!! “De Balsas para o mundo “ Abraços . Obrigada !