Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 18 de fevereiro de 2021

DIVINA COMÉDIA, CLÁSSICO DE DANTE ALIGHIERI, SERÁ LIDA PELA PRIMEIRA VEZ, NA ÍNTEGRA, NA TV ITALIANA

 

‘Divina Comédia’ será lida pela primeira vez na íntegra na TV italiana

Serão três cantos lidos diariamente pela atriz Lucilla Giagnoni em transmissões da RAI5 nos 700 anos da morte de Dante Alighhieri

Redação, Ansa

18 de fevereiro de 2021 | 09h25

Pela primeira vez, a Divina Comédia de Dante Alighieri será apresentada na TV italiana de maneira completa. Serão três cantos lidos diariamente pela atriz Lucilla Giagnoni em transmissões diárias da RAI5 entre 21 de fevereiro e 25 de março.   

A data final não foi escolhida por acaso, já que é o dia em que se celebram os 700 anos da morte de Dante Alighieri. O projeto de Giagnoni ganhou muita notoriedade na internet já que, no ano passado, ela narrou a obra, um canto por dia, em uma série que virou febre no YouTube.   

 

 

 Lucilla Giagnoni
 Lucilla Giagnoni vai ler 'Divina Comédia' na TV Foto: Ansa
 

A artista gravou cada episódio no Teatro Faraggiana de Novara, durante o primeiro lockdown por conta da covid-19, com a produção da filha, Bianca Pizzimenti, e do marido, o musicista Antonio Paolo Pizzimenti. Eles receberam uma autorização especial da prefeitura local para usar o teatro, que estava fechado por conta das regras sanitárias.   

“Um feito nunca realizado. Sou a primeira pessoa em todo o mundo a ter lido em vídeo toda a Divina Comédia. Dante, na realidade, está cheio do ‘agir’ feminino, que não quer dizer ser uma mulher. Não existe outro poeta que soube criar uma imagem, um repertório assim estupendo entre psique, homem e cosmos. Tudo através da linguagem do amor”, disse Giagnoni à ANSA.   

Mesmo com a pandemia, a Itália prepara uma série de eventos culturais – presenciais ou virtuais – para lembrar a memória e a herança de Dante.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros