Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 29 de outubro de 2024

DIA NACIONAL DO LIVRO: OBRAS SOBRE A HABITAÇÃO NO BRASIL (POSTAGEM DO LEITOR THIAGO BURIGATO)

Dia do Livro Nacional: Obras sobre a habitação no Brasil ganham espaço em lojas e nas cabeceiras dos leitores

Setor imobiliário continua crescendo no País, com aumento de 45,3% nas vendas de novos imóveis até maio deste ano. Um destes títulos que não pode deixar de ser lido é do engenheiro Francisco Morais

O mercado imobiliário brasileiro tem experimentado um crescimento expressivo em 2024. O aumento foi de 45,3% nas vendas de novos imóveis nos últimos 12 meses até maio deste ano. Ao todo, foram comercializadas 183.228 unidades, segundo o indicador ABRAINC-FIPE, elaborado a partir de dados de 20 empresas do setor, em colaboração com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Esse período também trouxe resultados positivos para o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), que registrou um aumento de 13% no número de unidades vendidas e 32,6% no valor total das vendas. Além disso, o valor lançado teve um crescimento de 14,4%, indicando uma recuperação nos lançamentos para esse segmento. A duração dos estoques agora é de 13 meses, uma melhoria considerável em relação aos 24 meses registrados no início de 2023, sinalizando um retorno a níveis saudáveis e permitindo novos projetos.

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) também mostrou avanços, com um aumento de 59,7% na quantidade de unidades vendidas e 65,6% no valor total de vendas nos últimos doze meses. 

Assim, com esse desponte, não é surpresa que o setor imobiliário comece a ganhar espaço até mesmo nas prateleiras das livrarias e dos leitores. Obras que abordam o mercado, as tendências de investimento e as dinâmicas urbanas estão em alta. Essa propensão ganha destaque ainda maior nesta semana em que se celebra o Livro Nacional, cuja data comemorativa é esta terça-feira, 29 de outubro. 

Livro desvenda a habitação no Brasil

Um exemplo de livro nessa abordagem é "Entre Tijolos e Sonhos: desvendando a habitação no Brasil". Lançado neste ano e escrito pelo engenheiro civil e especialista em gerenciamento de projetos Francisco Morais, a obra traz uma análise aprofundada da evolução da habitação no País, que ainda precisa vencer um déficit habitacional de seis milhões de domicílios.

O autor, com mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário e uma sólida formação acadêmica, incluindo um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e certificação pela University of Miami, proporciona uma visão única e bem-informada sobre as complexidades do desenvolvimento urbano e habitacional no Brasil. Suas análises são baseadas em uma combinação de experiência prática e conhecimento teórico, oferecendo aos leitores uma perspectiva enriquecedora sobre as políticas habitacionais.

Entre Tijolos e Sonhos está disponível nas versões impressa em português e digital pela Amazon.com, em português e inglês. O livro aborda as transformações no setor habitacional brasileiro ao longo da república, desde a era Vargas até a atualidade.

Eventos históricos cruciais e suas repercussões na habitação, começando com o período Vargas e passando pela era Kubitschek, o regime militar, a década perdida e os anos 1990 são destrinchados no livro. A obra também inclui uma análise das recentes políticas habitacionais, como o programa Minha Casa Minha Vida e as implicações da Lava Jato, além de uma discussão sobre o impacto da pandemia no setor habitacional.

A obra também se destaca por seu compromisso com a qualidade da vida urbana e o impacto das políticas habitacionais na inclusão social. Francisco apresenta dados recentes sobre o déficit habitacional e discute perspectivas futuras, oferecendo uma visão crítica sobre o que precisa ser feito para melhorar as condições de vida das populações urbanas.

Em um momento em que o Brasil enfrenta desafios persistentes na área de habitação, Entre Tijolos e Sonhos se destaca como um recurso indispensável para entender as dinâmicas do mercado imobiliário e as políticas públicas que moldaram o cenário habitacional atual. A obra de Francisco promete ser uma leitura essencial para profissionais da área, estudantes e todos aqueles interessados na evolução e nos desafios da habitação no Brasil. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros