Hoje é celebrada uma paixão comum nos quatro cantos do mundo: o café. Mas, quando o assunto é a bebida, não faltam dúvidas sobre a melhor forma de prepará-lo. Água fervendo? Colocar o pó do café direto no filtro? O barista Joshua Stavens, fundador da rede Café Cultura, dá dicas de como melhorar o café do dia a dia. Confira:
Sete truques para aprimorar o cafezinho do dia a dia:
- Qual é melhor, filtro de papel ou coador de pano? O de papel. O coador de pano é mais difícil de limpar e fica com resíduos de cafés velhos, o que interfere no sabor final.
- E se só tiver pano? Nesse caso, lave-o todo dia após o uso, com água e sabão. Após a lavagem, deixe-o no freezer, para não ter risco de mofar. O filtro de pano deve ser substituído todo mês.
- Temperatura ideal da água: Jogar a água fervendo direto no pó de café deixa deixa a bebida mais amarga. Por isso, o ideal é que ela esteja entre 94º e 96ºC. Mas não é preciso recorrer a um termômetro: depois que levantar fervura, é só esperar um minutinho antes de passar o café.
- Escaldar o filtro: Quando a água ferver, jogar um pouco no filtro de papel antes de colocar o pó, para que o gosto do papel não interfira no sabor. Também é bom passar uma água no coador de pano.
- Umedecer o pó: Não coloque toda a água de uma vez. A dica é, no início, apenas molhar um pouco o pó e esperar por 30 segundos. Isso faz com que o sabor fique mais apurado. Em seguida, colocar o restante da água.
- Pode mexer o café depois de colocar a água no filtro? É melhor não, pois o sabor fica mais uniforme. Mas se não conseguir resistir, mexa apenas uma vez.
- E fazer o café cawboy, em que o café é colocado dentro da panela de água fervendo? O hábito é comum, mas, segundo o barista, este método reforça componentes do café que o deixam mais amargo.
- Dia do Café: veja como escolher o método de extração ideal e incluir o grão em receitas criativas
- Café: duas xícaras por dia ajudam a prolongar a vida e evitar doenças cardíacas, aponta estudo
- Oito opções de cafés da manhã temáticos e diferentes no Rio