DIA DOS NAMORADOS - 12 DE JUNHO
Raimundo Floriano
Fonte: Google
O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil, data em que os casais aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.
Muitos países comemoram o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. No Brasil, a comemoração foi adaptada para tentar ajudar o comércio em São Paulo no mês de junho, pois neste mês o desempenho do comércio era fraco.
O responsável pela criação do Dia dos Namorados no Brasil foi o publicitário João Dória. Numa viagem que fez ao exterior, ele conheceu o Valentine's Day (em português, Dia de São Valentim), que é comemorado no dia 14 de fevereiro.
Aproveitando a fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos. João Dória sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio.
Na cultura popular, há pessoas que acreditam que algumas simpatias com Santo Antônio podem ajudá-las a encontrar um namorado. Geralmente, elas são feitas na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho:
Em Lisboa, é tradição celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.
Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data conhecida como Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim).
O Dia de São Valentim homenageia São Valentim, bispo que ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma, quando o Imperador Claudio II proibiu a celebração de casamentos.
A justificativa do imperador era de que homens solteiros seriam melhores combatentes, visto que os casados já não queriam mais se arriscar.
Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado à morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C.
Leia também: História do Dia dos Namorados no Brasil (por que aqui é diferente)
Aproveite a data para fazer algo que você e seu companheiro dificilmente fazem ou que nunca tenham feito. Algumas sugestões:
Combinem um jantar em algum restaurante que ambos gostem. Ou então, preparem juntos um prato especial para celebrar o amor nesse dia.
Organize um jogo com perguntas e respostas sobre a relação. A ideia é que seja divertido e romântico. Quem perder pode cumprir uma tarefa no dia seguinte, como preparar o jantar, por exemplo.
Que tal fazer você mesmo o presente para o seu amor? É super original e certamente será uma surpresa e tanto!
Você pode decorar uma caixa bem bonita e colocar dentro bilhetinhos, bombons e outras guloseimas, fotos e pequenas coisas que remetam ao amor e companheirismo de vocês. Use a criatividade!
Se o dia estiver ensolarado e bonito, aproveite para organizar com seu amor um piquenique só vocês dois. O ideal é que seja em um lugar ao ar livre, mas com sombra.
Escolha o final da tarde, assim vocês também podem curtir um lindo pôr do sol.
Se você mora junto com seu companheiro(a), surpreenda-o com bilhetinhos carinhosos pela casa. Pode ser em lugares improváveis, como na gaveta de meias, no armário do banheiro ou até mesmo no carro.
Façam uma viagem só os dois para um lugar tranquilo, onde possam se conectar, conversar e namorar bastante sem interrupções.
Se o tempo e o dinheiro estão curtos para fazer uma viagem, que tal passar o dia em um hotel bacana? Assim vocês tiram um tempo para namorar em um lugar diferente.
Planejem uma ida ao cinema para assistir àquele filme que os dois estavam com vontade de ver, ou então, façam uma sessão de cinema ou uma maratona de séries no aconchego de casa.
Alguns filmes românticos que podem ser uma boa pedida para a data:
Os solteiros não precisam ficar tristes, entediados ou entrar em "depressão" no Dia dos Namorados. Até porque, como diz o ditado: "Melhor estar sozinho do que mal acompanhado".
Muitas vezes, as pessoas estão em relações tóxicas, abusivas, ou simplesmente onde não existe mais amor.
Nesses casos, o melhor a fazer é seguir sua vida sozinho(a), curar as feridas emocionais e ficar em paz para quando acontecer outro amor, poder vivenciá-lo da melhor maneira.
Mesmo sem ter a companhia de um namorado ou namorada, esse dia pode ser uma data bastante divertida para os solteiros. Basta ter criatividade e, acima de tudo, amor-próprio.
Entre várias sugestões de atividades para os solteiros fazerem no Dia dos Namorados, destacamos algumas:
Acima de tudo, faça algo que te faça feliz!