O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o Halloween.
A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.
O Saci-pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro e possui influências indígena e africana.
O Dia do Saci foi elaborado em 2003, através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762 proposto pelo Deputado Aldo Rebelo. No entanto, somente mais tarde essa data foi oficializada.
Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci.
Os proponentes foram o Deputado Federal Chico Alencar e a Vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin.
Confira trechos do Projeto de Lei n.º 2.479, de 2003:
“Instituir o “Dia do Saci” representa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por meio da previsão anual da comemoração da data, na forma de eventos culturais e atividades festivas, as iniciativas propõem o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais.”
“Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do país, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro.”
Todavia, no estado de São Paulo o Dia do Saci já tinha sido oficializado em 2004 por meio da Lei Estadual n.º 11.669.
APRENDIZ DE FEITICEIRO, MARCHINHA, COM ÂNGELA MARIA