Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural segunda, 12 de junho de 2023

DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE - 12 DE JUNHO

DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE - 12 DE JUNHO

Raimundo Floriano

Fonte: Google

 

 

Dia do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte celebram-se anualmente dia 12 de junho no Brasil.

Esta data recorda o primeiro voo realizado, em 1931, pelo tenentes do Exército Casemiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavanere-Wanderley.

A aeronave partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro levando uma mala postal com duas cartas e a viagem durou cinco horas. Já o retorno foi mais rápido e teve a duração de três horas e meia. Assim estava inaugurado o serviço de postal aéreo entre as duas cidades. 

Os pilotos conduziram um modelo Curtiss Fledgling, com a matrícula K263, que ainda pode ser visto nos Campos Afonsos, no Rio de Janeiro.

 

Correio Aéreo Postal

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, os serviços aéreos mantidos pelo Exército e a Marinha foram unidos em um só. Desta maneira, o Correio Aéreo Nacional (CAN) passou a funcionar sob a supervisão deste órgão.

 Progressivamente, os voos se deslocaram para as regiões centro-oeste e norte do Brasil, onde só é possível alcançar muitas localidades graças aos aviões.

O CAN teve um papel primordial para a construção da nova capital do país, Brasília, localizada a 1.200 quilômetros do Rio. Na falta de estradas e hidrovias foram os aviões do CAN que levaram as milhares de toneladas de material de construção, máquinas pesadas, trabalhadores e os incontáveis passageiros do governo.

Atualmente, 15 unidades aéreas atuam em vários pontos do território nacional e também já participaram de missões internacionais em países como o Haiti, Suriname, Equador e Líbano.

Frase

Em toda minha vida profissional, jamais acreditei em messianismo, estrelismo, concentração do poder e do mérito em um só indivíduo. Sempre trabalhei em equipe. E se algum merecimento tenho, é o de ter sabido despertar em meus companheiros o entusiasmo, delegar-lhes autoridade com responsabilidade, exortá-los ao pleno uso de suas potencialidades e qualidades, em proveito do povo brasileiro. (Casimiro Montenegro Filho)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros