Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural terça, 05 de novembro de 2024

DIA DO CINEMA BRASILEIRO - 05 DE NOVEMBRO
 

DIA DO CINEMA BRASILEIRO - 05 DE NOVEMBRO

Raimundo Floriano

(Fonte: Google)

 

Hoje é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro!

Essa data é muito especial para a cultura de nosso país por registrar as primeiras gravações cinematográficas em território nacional.

A data de 05 de Novembro é celebrado pois em 1896 houve a primeira exibição de pública de um filme em terras brasileiras. A exibição aconteceu na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Vale lembrar que o filme de maior bilheteria do cinema de todos os tempos foi Tropa de Elite 2, 2011. O filme marcou um número recorde de espectadores, mais de 11 milhões de pessoas.

Parabéns a todos os profissionais do cinema que encantam nossa cultura!

 

(Afinal, qual é o dia de comemoração? 05 de novembro ou 19 de junho? Uma duvida sempre ronda cineastas e amantes do cinema brasileiro quando se questiona qual dia, afinal, foi dado para homenagear nossa cinematografia.

Uns dizem ser 19 de junho, outros afirmam ser 5 de novembro. E nunca se chega a uma definição sobre o assunto. Aliás, nunca se pode dizer nunca, ainda mais quando a própria Ancine (Agência Nacional de Cinema) é categórica em afirmar que a data correta é mesmo 19 de junho.

O dia remete ao ano de 1898, quando o cineasta italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens do Brasil. A bordo de um navio francês, o europeu que chegava ao Rio de Janeiro registrou a Baía de Guanabara.

Se a Ancine diz e explica, não restam dúvidas. 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. Mas, por que então muitos alegam ser em 5 de novembro?

Alguns acreditam ser uma homenagem ao cineasta Paulo Cesar Saraceni, nascido neste dia em 1933. Apesar de o diretor ser de grande importância à nossa cinematografia, principalmente na criação do Cinema Novo, não seria justo com os demais ter o seu aniversário como base.)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros