Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Bebidas em Geral quarta, 22 de janeiro de 2025

DIA DO BUBBLE TEA: 29 DE JANEIRO (POSTAGEM DA LEITORA ISABEL FRANSON)

Markable Comunicação

29 de janeiro é o Dia do Bubble Tea; conheça bebida gelada asiática que virou febre no ocidente

Também conhecido como "chá com bolhas", refresco diferenciado de origem taiwanesa conquistou brasileiros com misturas criativas

Colorido, divertido e incrivelmente versátil: o bubble tea, chá com bolhas típico de Taiwan, ganhou o coração de consumidores ao redor do mundo. Popular principalmente entre os jovens, a bebida ganhou até um emoji nas redes sociais e uma data para chamar de sua no calendário gastronômico: 29 de janeiro, Dia do Bubble Tea. 

Confira abaixo a história e algumas curiosidades sobre a bebida: 

Original de Taiwan nos anos 1980, o bubble tea rapidamente se expandiu para mercados internacionais, conquistando um público fiel com suas combinações de chás, leite, frutas e as icônicas "bolinhas" de tapioca. Sua capacidade de se adaptar a gostos locais fez com que o bubble tea se tornasse uma bebida inclusiva, agradando desde os amantes de sabores tradicionais até os mais aventureiros.

  1. Chá como base: tradicionalmente, chá preto ou verde é usado como base, mas há versões modernas que incluem café ou até mesmo matcha.
  2. Patrimônio cultural: em Taiwan, o bubble tea é considerado um símbolo cultural, com competições anuais para eleger as melhores lojas e receitas.
  3. Popularidade no Ocidente: nos EUA e na Europa, a bebida ganhou força após influenciadores e celebridades compartilharem nas redes sociais.

Para celebrar a data, a Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no Brasil, selecionou os destaques de seu cardápio nas categorias Tradicionais, Fresh Tea, Yakult e Criações: 

 

Tiger Mate

Um clássico à base de chá mate, calda de açúcar mascavo e muita pérola de tapioca, o Tiger Mate é feito para quem é fã dos sabores Tradicionais de bubble tea e quer uma dose de energia a qualquer hora do dia.

 

Mate Royale

Explorando a planta típica do sul brasileiro, o Mate Royale é feito com chá mate, junto a laranja vermelha e cranberry. Como sugestão da casa, os poppings de maçã verde são um diferencial criativo e fazem sucesso entre o público. 

 

Pêssego Yakult

Para quem gosta de algo bem açucarado, a versão de chá verde com pêssego e Yakult chama atenção e proporciona uma experiência única.

 

Mate Brulée

Receita autoral da Bubble Mix, esta bebida do menu Criações reúne a personalidade do chá mate à sutileza do crème brulée.

Onde encontrar a Bubble Mix

Região Sul - Paraná: Campo Largo, Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama. Santa Catarina: Caçador, Joinville, Itajaí e Jaraguá do Sul. Rio Grande do Sul: Porto Alegre. Região Sudeste - São Paulo: Botucatu, Catanduva, São José dos Campos, Rio Claro e Ubatuba. Espírito Santo: Guarapari e Colatina. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Niterói. Minas Gerais: Poços de Caldas, Uberaba e Patos de Minas. Região Centro-Oeste - Mato Grosso: Sinop e Rondonópolis. DF: Brasília. Região Norte - Pará: Canaã dos Carajás, Redenção, Parauapebas, Marabá e Conceição do Araguaia. Roraima: Boa Vista. Tocantins: Palmas. Região Nordeste - Rio Grande do Norte: Natal. Maranhão: Imperatriz. 

 

Sobre a Bubble Mix

De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Com faturamento anual de R$ 29,4 milhões em 2023, a Bubble Mix tem modelos a partir de R$ 190 mil de investimento inicial já com taxa de franquia e utiliza cerca de 70% dos insumos importados de Taiwan. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores. Saiba mais aqui


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros