DIA DO BEM-AVENTURADO INÁCIO DE AZEVEDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES - 17 DE JULHO
HOMILIA - 17.07.24
HISTORIA DO BEM-AVENTURADO INÁCIO DE AZEVEDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES
Quarenta mártires, portugueses e espanhóis, entre eles, 2 padres, 24 estudantes e 14 irmãos auxiliares. Todos pertenciam à Companhia de Jesus.
Inácio de Azevedo nasceu no Porto, Portugal, em 1526. Aos 23 anos já tinha entrado na Companhia de Jesus ocupando vários serviços. Era ardoroso pelas missões além-fronteiras.
Foi quando o Superior-Geral o enviou para o Brasil e ele, ao retornar, testemunhou a necessidade de mais missionários. Saíram, por isso, 3 naus missionárias. Em uma delas estavam Inácio de Azevedo e os 39 companheiros. A nau foi interceptada por 5 navios de inimigos da fé católica, que queriam a morte de todos.
Por amor pela Igreja, ele aceitou o martírio, exortou e consolou seus filhos espirituais. Foi morto e lançado ao mar, e todos os outros foram martirizados, alcançando a coroa da glória na eternidade. Era o ano de 1570.
Inácio e seus companheiros foram assassinados por serem católicos e missionários. Estamos no tempo das novas missões, a começar na nossa casa. Ali, é o primeiro lugar onde devemos testemunhar o amor a Cristo e, se preciso, sofrer por Ele.
O culto desses mártires foi confirmado por Pio IX em 1854.
Bem-aventurado Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires, rogai por nós!