Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira segunda, 01 de novembro de 2021

DIA DE TODOS OS SANTOS - 01 DE NOVEMBRO

DIA DE TODOS OS SANTOS - 01 DE NOVEMBRO

HOMILIA - 01.11.21

 

DIA DE TODOS OS SANTOS

Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro não é feriado no Brasil.

Essa data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos. Assim, é destinado a todos os santos conhecidos ou não pela Igreja e decorre há muito anos.

Santos são aqueles que viveram uma vida de acordo com os ensinamentos do Evangelho e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto a Deus.

A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas Igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

Origem da Festa de Todos os Santos

A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, Turquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nos primeiros anos da Igreja Católica, estima-se que mais de seis mil santos e beatos foram mortos pelos romanos.

Mais tarde, no ano 835 d.C, o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.

De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados em 2 de novembro.

Comemorações em outros países

Os portugueses celebram o Dia de Todos os Santos, também conhecido como o “pão por Deus”, com um dia divertido para as crianças. Geralmente em grupo e transportando um saquinho, elas vão de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces.

O Dia de Todos os Santos é bastante comemorado no Peru. Lá, além de visitar as campas dos entes queridos falecidos, os peruanos preparam pratos tradicionais para oferecer de forma simbólica aos mortos.

As crianças são vestidas com roupas de festa. Ao encontrar uma criança semelhante a uma falecida, essa família presenteia a tal criança com “anjos”. Os chamados "anjos" são pãezinhos típicos ou doce de batata doce que são decorados de forma bonita e cuidadosa.

Oração do Dia de Todos os Santos

“Querido Pai,

Vós tendes dado aos santos do céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Vossa glória. Devido ao Seu santo amor, eles também se preocupam comigo e minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos.

Obrigado pelo dom da sua amizade e do testemunho de uma vida santa.

Eu peço aos nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim a intercessão por nós. Peço-lhes que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao céu.

Ó Senhor, dai-nos a Vossa proteção. Dai-nos a Vossa assistência para vencer a tentação, ganhando a plenitude da vida. Amém!”


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros