DIA DE SÃO VALENTIM - 14 DE FEVEREIRO
HOMILIA - 14.02.21
O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, etc.
Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, essa é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam.
Esse dia foi escolhido por ser a data em que um Bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo fato de ter desobedecido o Imperador realizando casamentos às escondidas.
Curiosamente, os brasileiros não têm o costume de celebrar o Dia de São Valentim, pois essa é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida por aqui.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como Santo Casamenteiro.
A História conta que existem dois mártires com o nome de Valentim. Um deles, nasceu em 175, perto de Roma, onde foi consagrado Bispo. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições. Mais tarde, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados, ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como uma forma "legítima" de constituir uma família.
A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia - que consistia na veneração da deusa da fertilidade, e marcava o início da Primavera - pelo Dia de São Valentim. Assim, aos poucos, os povos da Europa começaram a substituir a celebração profana pelo dia do Santo.
No entanto, no final do século XVIII, a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso, visto que não existiam provas históricas concretas da existência do Santo. Apesar disso, a data permaneceu como uma celebração popular.
Atualmente, os restos mortais de São Valentim repousam na igreja de Santo Antão, em Madrid.
Nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado como se fosse o Dia dos Namorados no Brasil.
Dessa maneira, na época dessa comemoração, é comum ver as lojas decoradas com temas românticos. Nesse dia, os casais saem para jantar, trocam presentes, cartões e declaram seu amor um pelo outro.
É uma data sugestiva para pedidos de casamentos, e uma ocasião que não deixa nem as crianças menores de fora, uma vez que elas também comemoram a data na escola, fazendo cartões e os trocando com os colegas da sala, juntamente com doces.