Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira terça, 26 de janeiro de 2021

DIA DE SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO - 26 DE JANEIRO

DIA DE SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO - 26 DE JANEIRO

HOMILIA - 26.01.21

 

História de São Timóteo e São Tito

Ambos foram colaboradores do Apóstolo dos Gentios. Por isso, o novo calendário inseriu-os logo após a Festa da Conversão de São Paulo, em 25 de janeiro.

Timóteo foi o discípulo exemplar: obediente, discreto, corajoso, trabalhador. Por essa razão, São Paulo preferiu-o a João Marcos como companheiro no apostolado, na segunda viagem missionária, no outono de 50.

Nasceu em Listra, onde são Paulo o encontrou na primeira viagem. Foi um dos primeiros a se converter ao Evangelho. Timóteo foi educado na religião hebraica pela mãe, Eunice, e pela avó, Loide. Desde pequeno, tinha grande amor às Escrituras. Acompanhou São Paulo a várias cidades: Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e até Roma. Por meio dele, Paulo tinha, com maior facilidade, contato com as comunidades cristãs.

Entre 63 e 66, quando recebeu a Primeira Carta (1Tm), era Bispo da Igreja de Éfeso; na Segunda Carta, São Paulo convida-o a passar o inverno com ele em Roma. É comovente a súplica do velho apóstolo ao filho Timóteo de trazer-lhe a capa que havia deixado em Trôade. Com certeza, estava muito frio o cárcere romano. Timóteo presenciou o martírio de São Paulo. Segundo uma tradição, Timóteo foi martirizado em Éfeso no ano 97.

Tito foi o segundo grande colaborador de São Paulo. Provinha do paganismo. Foi convertido e batizado por São Paulo. Em 49, já estava com Paulo em Jerusalém. Paulo o chama “meu filho”. Foi seu companheiro na terceira viagem e ajudou-o a escrever uma Carta aos Coríntios.

Libertado da prisão romana, o Apóstolo passou por Creta, onde fundou uma comunidade cristã e confiou-a a Tito. Foi ali que recebeu a carta de Paulo. É testemunha da Igreja Apostólica. Tito foi depois a Roma avistar-se com o Mestre, que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo uma tradição, Tito morreu em Creta, após longa vida.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros