DIA DE SÃO ROQUE GONZÁLES E COMPANHEIROS MÁRTIRES- 19 DE NOVEMBRO
HOMILIA - 19.11.21
História de São Roque Gonzáles e Companheiros Mártires
Hoje, a Igreja celebra os Santos Mártires do Paraguai. São Roque nasceu em Assunção, no Paraguai, no ano de 1576. Era filho de pais espanhóis e muito pobres. Estudou num colégio que alguns padres jesuítas recém-chegados abriram em Assunção.
Depois de sair do colégio, passou a frequentar o seminário para se tornar padre em prol da evangelização dos índios. Foi ordenado com 22 anos, e logo foi trabalhar como sacerdote diocesano numa aldeia carente.
São Roque Gonzáles deu o seu melhor para ganhar todos para Cristo. Por isso, empenhou-se no aprendizado de diversas línguas indígenas, se aprofundou em várias técnicas agrícolas e sempre buscava auxiliar a todos.
São Roque ingressou no noviciado da Companhia de Jesus aos 33 anos e, acompanhado por outros missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indígenas.
Certa vez, numa dessas missões, onde eles levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, São Roque e seus companheiros foram atacados e brutalmente martirizados por índios ferozes.
A canonização aconteceu em 1988 com o Papa João Paulo II.
São Roque Gonzáles e Companheiros Mártires, rogai por nós!
Oração
Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque Gonzáles e seus Companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve. Amém!
Reflexão
São Roque Gonzáles e Companheiros nos ensinam uma bela via de configuração a Cristo, por meio da doação total de si e das capacidades recebidas pela evangelização dos povos indígenas, até a entrega da própria vida no martírio.