Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira sábado, 19 de dezembro de 2020

DIA DE SÃO NEMÉSIO - 19 DE NOVEMBRO

DIA DE SÃO NEMÉSIO - 19 DE NOVEMBRO

Vida de Santos y Santas: SAN NEMESIO, mártir. (+ 250). — 19 de diciembre.

HOMILIA - 19.12.20

 

História de São Nemésio

O Dia de São Nemésio celebra-se anualmente a 19 de dezembro.

O Santo viveu em Alexandria, no Egito, centro cultural reconhecido mundialmente naquela época. Pouco se sabe da sua vida. Apenas o seu martírio e o final da sua vida chegaram até aos nossos tempos.

Pelos relatos de São Dionísio, bispo de Alexandria, ficamos hoje a saber que São Nemésio sentiu na pele a feroz perseguição do Imperador romano Décio aos cristãos.

Durante seu governo, no período de 249 a 251, Décio estabeleceu uma repressão para impedir o crescimento da Igreja. Nessa época, a opressão era tão intensa que algumas pessoas preferiam se entregar aos magistrados, outras eram acusadas e levadas por seus inimigos a julgamento. Os que fugiam para regiões próximas, como o deserto, tinham suas vidas ceifadas pela fome e sede.

São Nemésio sofreu duramente a perseguição. Primeiro, Nemésio, que era um exemplo de caridade e ética, foi acusado de instigador de violência e de ladrão, por pessoas que invejavam a sua condição.

Depois foi acusado de ser cristão, acusação essa que não negou, mantendo-se firme como uma coluna. Como se recusou a negar a sua fé, o Santo foi torturado repetidamente e queimado vivo, juntamente com ladrões e criminosos do seu tempo. Ficou para a história como um mártir cristão e um exemplo de fé, fidelidade e devoção.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros