DIA DE SÃO LOURENÇO DE BRINDISI - 21 DE JULHO
HOMILIA - 21.07.22
HISTÓRIA DE SÃO LOURENÇO DE BRINDISI
O nome de batismo de São Lourenço de Brindisi era Júlio César Russo. Ele nasceu em 21 de julho de 1559, na cidade de Brindisi, Itália. Com apenas seis anos, o menino já deixava todos encantados memorizando várias páginas de textos e declamando-as perfeitamente. E assim ele cresceu saindo-se brilhante em todos os estudos. Aos quatorze anos, porém, uma reviravolta violenta aconteceu em sua vida: ele ficou órfão. Então, um tio seu o acolheu levando-o para viver na grande cidade de Veneza. Lá, apesar da dor da perda dos pais, teve mais condições de fazer desabrochar seu grande talento para os estudos.
Dois anos depois de estar vivendo em Veneza, o jovem Júlio César entrou para a Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Depois, entrou para os Capuchinhos de Verona. Estando entre eles, recebeu a ordenação sacerdotal em 1582 e assumiu o nome religioso de Lourenço. Depois de morto, passou a ser chamado de São Lourenço de Brindisi, por causa de sua cidade natal, para diferenciá-lo de São Lourenço mártir. Completou seus estudos na famosa Universidade de Pádua. Em 1586 retornou a Veneza com a missão de ser Mestre de Noviços da Ordem. Seus dons de inteligência afloraram ainda mais e todos se encantavam com sua sabedoria.
São Lourenço de Brindisi tornou-se um grande orador, especialista e conhecedor de várias línguas. Sua sabedoria e santidade o levaram a ser eleito para vários cargos dentro da Ordem e da Igreja. Ele foi provincial da Ordem em Veneza, Gênova, Toscana e Suíca. Foi comissário de seus confrades na Baviera e no Tirol. Foi um grande e firme pregador da Doutrina Católica contra a reforma protestante. Foi eleito Superior Geral da Ordem dos Capuchinhos e embaixador do Papa Paulo V. Nessa missão, ele intermediou a paz entre poderosos líderes em conflito.
Por sua fé firme e conhecimento da doutrina, animou o povo e as autoridades na luta para barrar as invasões muçulmanas. Estas ameaçavam seriamente chegar ao centro da Europa. São Lourenço de Brindisi, porém, não usava uma espada, mas sim a Palavra de Deus e o dom da sabedoria. Suas armas eram a Palavra e uma pequena cruz de madeira. Ele foi Capelão do exército romano e conselheiro general Filipe Emanuel de Lorena.
São Lourenço de Brindisi faleceu no mesmo dia em que se comemorava o seu aniversário: 21 de julho de 1619. Este passou a ser o dia de sua festa litúrgica. Aconteceu quando ele voltou pela segunda vez em missão a Lisboa, Portugal. Sua canonização foi celebrada em 1881. Em 1959 o Papa João XXIII conferiu a ele o título de Doutor da Igreja.
“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Lourenço de Brindisi, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Lourenço de Brindisi, rogai por nós.”