DIA DE SÃO BENTO BISCOP - 12 DE JANEIRO
HOMILIA - 12.01.22
HISTÓRIA DE SÃO BENTO BISCOP
São Bento Biscop nasceu em 628, na Nortúmbria, Irlanda. Seguiu caminho para o exército até um momento, mas a fé falou mais alto. Aos 25 anos, renunciou aos favores do Rei e se colocou a serviço de Deus.
Abandonou tudo, casa, parentes e exército por Cristo. Em 653, fez sua primeira viagem a Roma, queria devoção e aprendizado de exemplos e instituições monásticas. Nas suas viagens, trazia consigo livros de artes, ciência e muitos assuntos.
A Santa Sé o designou a ir para Inglaterra, e ele acabou sendo um grande responsável pela evangelização de toda Inglaterra.
Em 674, fundou um Mosteiro dedicado a São Pedro na Embocadura do Rio Vire, e outro, alguns anos depois, dedicado a São Paulo.
Era muito perfeccionista. Uma vez, chegou a suplicar ao Papa Agatão que enviasse o cantor da Basílica de São Pedro, o Abade João, para que a liturgia e o canto romano fossem assimilados por seus monges reunidos nos dois Mosteiros de São Pedro e de São Paulo.
Sobre o leito de morte pôde dizer com razão: “Meus filhos, não considerem invenção minha a constituição que lhes dei. Depois que visitei dezessete Mosteiros, cujas regras e usos me esforcei por conhecer e selecionar as que me pareceram melhores, dou-lhes o resultado desse trabalho. Este é o meu testamento”.
Morreu no dia 12 de janeiro de 690, aos sessenta e dois anos de idade. A sua celebração foi determinada para essa data, durante a cerimônia de sua canonização, pela Igreja, em Roma.