Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira quinta, 05 de outubro de 2023

DIA DE SÃO BENEDITO - 05 DE OUTUBRO
 
 
 

DIA DE SÃO BENEDITO - 05 DE OUTUBRO

HOMILIA - 05.10.23

  

 

HISTÓRIA DE SÃO BENEDITO

 

Dia de São Benedito é comemorado anualmente em 5 de outubro no Brasil.

Esta data é celebrada por toda a comunidade católica, como uma homenagem e devoção ao santo considerado o padroeiro dos afro-descendentes, cozinheiros e donas de casa: São Benedito.

O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo Vaticano, em 1983.

Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 4 de abril, data da morte de São Benedito.  

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na ilha da Sicília, na Itália, em uma família de escravos africanos. Por ser negro, sofreu muito preconceito durante a infância.

A família de Benedito sempre fora muito fervorosa em sua fé católica. Durante a sua infância, Benedito pastorava ovelhas nas montanhas, mas, ao completar 21 anos, ingressou numa comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.

Benedito era conhecido pela sua humildade e desapego aos bens materiais, vivendo uma vida simples e feliz, seguindo os ensinamentos de Cristo e extremas penitências religiosas.

Vários nobres, teólogos, sacerdotes, ricos e pobres procuraram os conselhos e os direcionamentos religiosos de Benedito, transformando-se numa personalidade de grande influência religiosa na cidade de Palermo, onde residia.

Benedito morreu em 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano na cozinha do convento onde trabalhava, em completo desapego às coisas terrenas.

São Benedito foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.

Oração de São Benedito

"Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto!

Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus neste mundo e gozá-Lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Assim seja. Amém!"


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros