Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira segunda, 13 de novembro de 2023

DIA DE SANTO ESTANISLAU KOSTKA - 13 DE NOVEMBRO

DIA DE SANTO ESTANISLAU KOSTKA - 13 DE NOVEMBRO

HOMILIA - 13.11.23

 

História de Santo Estanislau Kostka

 

Estanislau Kostka nasceu no dia 28 de outubro de 1550, numa família polonesa nobre e poderosa. Viveu até os 13 anos na casa dos pais. Aos 14, foi estudar no seminário dos padres jesuítas, em Viena, com o irmão mais velho e tutor.

No entanto, o seminário foi fechado pelo imperador Maximiliano. e todos os estudantes foram abrigados no castelo de um príncipe protestante. O lugar tinha festas, jogos e prazeres mundanos. Mas essa vida não combinava com Estanislau, pois ele procurava uma vida de virtudes e oração.

O irmão e tutor de Estanislau se agradou daquela vida e começou a pedir sua participação naquelas atividades. Para completar, o príncipe protestante também impedia os católicos de irem à missa. O jovem era ainda ridicularizado pelos colegas, que zombavam de sua escolha pela vida religiosa.

A luta contra o ambiente no qual vivia, além da vida de privações a que se obrigava, foi deteriorando a saúde do garoto. Frágil, ficou doente e quase morreu. O que o salvou foi a fé em Nossa Senhora e a confiança profunda que tinha nela. Um anjo apareceu a ele em sonho e lhe deu a Eucaristia, e a Virgem Maria também esteve presente e o curou, ao colocar o Menino Jesus nos braços de Estanislau. Em sua aparição, Nossa Senhora também o chamou para entrar na Companhia de Jesus.

Estanislau já tinha o desejo de ser um padre jesuíta e comunicou tudo à família, que foi a Viena ver como estavam os filhos. Contou que queria realmente ser um sacerdote. Porém recebeu uma grande resistência e oposição por parte dos pais. Tentou insistir, mas nada adiantava. A solução foi fugir a pé e vestido de mendigo, a fim de despistá-los, caso o perseguissem.

Foi de Viena, na Áustria, até Treves, na Alemanha, caminhando 700 quilômetros até a Casa Provincial dos jesuítas. O então Provincial, Pedro Canísio, o recebeu bem e lidou com a reação da família, que ameaçou expulsar os jesuítas da Polônia se o filho não retornasse. Mas Estanislau decidiu ficar.

Aos 17 anos, Estanislau foi a Roma com carta de recomendação ao Superior-geral da Ordem, São Francisco de Bórgia. Ele o enviou para completar o noviciado e os estudos de teologia no Colégio Romano.

O jovem Estanislau passou nove meses com os religiosos. Tralhava com eles, estudava, e tinha uma dedicação e disciplina exemplares. Faleceu por conta de uma febre misteriosa, em 15 de agosto de 1568, festa da Assunção de Nossa Senhora.

A canonização veio com o Papa Bento XIII, em 13 de novembro de 1726, que escolheu essa data para a festa litúrgica do  Padroeiro dos Noviços. 

Oração

Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo Senhor. Amém.

Reflexão

Santo Estanislau Kostka ensina que perseverar na via do amor, da virtude e da oração, atitudes possíveis de se fazer desde cedo. Ele prega com a própria existência que vale a pena se entregar ao Amor de Deus, tudo dar, sem reservas e para sempre. 

Santo Estanislau Kostka , rogai por nós!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros