DIA DE SANTO ESTANISLAU KOSTKA - 13 DE NOVEMBRO
HOMILIA - 13.11.22
Estanislau Kostka nasceu no dia 28 de outubro de 1550, numa família polonesa nobre e poderosa. Viveu até os 13 anos na casa dos pais. Aos 14, foi estudar no seminário dos padres jesuítas, em Viena, com o irmão mais velho e tutor.
No entanto, o seminário foi fechado pelo imperador Maximiliano. e todos os estudantes foram abrigados no castelo de um príncipe protestante. O lugar tinha festas, jogos e prazeres mundanos. Mas essa vida não combinava com Estanislau, pois ele procurava uma vida de virtudes e oração.
O irmão e tutor de Estanislau se agradou daquela vida e começou a pedir sua participação naquelas atividades. Para completar, o príncipe protestante também impedia os católicos de irem à missa. O jovem era ainda ridicularizado pelos colegas, que zombavam de sua escolha pela vida religiosa.
A luta contra o ambiente no qual vivia, além da vida de privações a que se obrigava, foi deteriorando a saúde do garoto. Frágil, ficou doente e quase morreu. O que o salvou foi a fé em Nossa Senhora e a confiança profunda que tinha nela. Um anjo apareceu a ele em sonho e lhe deu a Eucaristia, e a Virgem Maria também esteve presente e o curou, ao colocar o Menino Jesus nos braços de Estanislau. Em sua aparição, Nossa Senhora também o chamou para entrar na Companhia de Jesus.
Estanislau já tinha o desejo de ser um padre jesuíta e comunicou tudo à família, que foi a Viena ver como estavam os filhos. Contou que queria realmente ser um sacerdote. Porém recebeu uma grande resistência e oposição por parte dos pais. Tentou insistir, mas nada adiantava. A solução foi fugir a pé e vestido de mendigo, a fim de despistá-los, caso o perseguissem.
Foi de Viena, na Áustria, até Treves, na Alemanha, caminhando 700 quilômetros até a Casa Provincial dos jesuítas. O então Provincial, Pedro Canísio, o recebeu bem e lidou com a reação da família, que ameaçou expulsar os jesuítas da Polônia se o filho não retornasse. Mas Estanislau decidiu ficar.
Aos 17 anos, Estanislau foi a Roma com carta de recomendação ao Superior-geral da Ordem, São Francisco de Bórgia. Ele o enviou para completar o noviciado e os estudos de teologia no Colégio Romano.
O jovem Estanislau passou nove meses com os religiosos. Tralhava com eles, estudava, e tinha uma dedicação e disciplina exemplares. Faleceu por conta de uma febre misteriosa, em 15 de agosto de 1568, festa da Assunção de Nossa Senhora.
A canonização veio com o Papa Bento XIII, em 13 de novembro de 1726, que escolheu essa data para a festa litúrgica do Padroeiro dos Noviços.
Oração
Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo Senhor. Amém.
Reflexão
Santo Estanislau Kostka ensina que perseverar na via do amor, da virtude e da oração, atitudes possíveis de se fazer desde cedo. Ele prega com a própria existência que vale a pena se entregar ao Amor de Deus, tudo dar, sem reservas e para sempre.
Santo Estanislau Kostka , rogai por nós!