Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 08 de setembro de 2021

DIA DE REFRESCAR: O FERIADO FORA DA ESPLANADA

Jornal Impresso

O feriado fora da Esplanada

 

» EDIS HENRIQUE PERES

Publicação: 08/09/2021 04:00

 

 (Carlos Vieira/CB/D.A Press)  

 (Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press)  

Jéssica e Jeferson aproveitaram o dia com um piquenique no Deck Sul (Edis Henrique Peres/CB/D.A Press)  
Jéssica e Jeferson aproveitaram o dia com um piquenique no Deck Sul

A família de Valney passeou no Lago Sul para fugir do calor de casa (Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press)  
A família de Valney passeou no Lago Sul para fugir do calor de casa

 


A junção de um feriado com a temperatura de 34°C registrada na capital federal ontem fez muitos brasilienses deixarem o calor de casa para aproveitar pontos turísticos ao ar livre. Devido ao clima seco, típico desta época do ano, o roteiro de muita gente incluiu atividades no Eixão — fechado para veículos durante o dia —, no Parque da Cidade e, claro, nos decks à beira do Lago Paranoá.

A tentativa de fugir do calor foi um dos motivos que levou o casal Jéssica Marinho da Silva, 29 anos, e Jeferson Rosário Moura, 31, a fazer um piquenique sentados à sombra, no Parque Deck Sul. “Até pensamos em ir ao Parque da Cidade, mas ficamos com medo, devido às manifestações”, contou a terapeuta ocupacional. Moradores de Samambaia, eles levaram bebidas geladas e salgados para aproveitar o dia. “Viemos curtir um pouco, porque trabalhamos ontem (segunda) e, amanhã (hoje), trabalharemos de novo. Queríamos sair”, completou o desenvolvedor de sistemas.

Valney Marques, 42, trabalha como motorista e mora em Ceilândia. Ele tirou o dia de folga para passear com a família. Acompanhado dos dois filhos e da esposa, a programação teve passeio perto da Ponte das Garças e almoço em um shopping da região, tudo para fugir do calor de casa. “Aqui (no Deck Sul) também está quente, mas, de vez em quando, bate um vento mais fresco”, descreveu Valney.

Na região, enquanto diversos pais e mães aproveitavam as temperaturas mais brandas perto da água, crianças e adolescentes andavam de skate, jogavam bola, pedalavam e brincavam de pique-pega. O movimento, porém, não foi intenso. “Geralmente, neste horário (perto das 13h), tem muito mais pessoas reunidas. Está calmo por causa da Esplanada”, opinou Maria Oscarina, 45, dona de um negócio de cachorro-quente. Ela trabalha no Deck Sul diariamente, das 10h às 20h, inclusive em fins de semana e feriados.

Do outro lado da cidade, no Deck Norte, o autônomo Weslley Angra, 29, também aproveitou o feriado à beira-lago. “É um lugar bacana para nos refrescarmos, principalmente nos últimos dias, em que está muito quente. Esse é o lazer mais em conta que encontramos para frequentar. Se pudéssemos, ficaríamos mais tempo”, disse o morador de Ceilândia.



Previsão da semana
As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar no Distrito Federal incentivam a busca por locais protegidos do sol e a manutenção da hidratação. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje é de recuo dos registros nos termômetros em 2°C, na comparação com ontem. A máxima deve alcançar 32°C, e a mínima, 17°C. A umidade relativa do ar, por outro lado, mantém-se entre 15% e 70%. Vale lembrar que, quando a taxa fica abaixo de 30%, considera-se estado de atenção. Ao longo desta semana, a mínima pode ficar em 17%, com máxima de 70%. Diminuições consideráveis da temperatura estão previstas apenas para sábado, segundo meteorologistas.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros