Dia das Crianças: 52% dos brasileiros vão gastar menos, revela pesquisa
82% da população pretende comprar presentes ou experiências de até R$250
Sorvetes e guloseimas completam a comemoração para 7 em cada 10 brasileiros
São Paulo, Outubro de 2024 – A poucos dias do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, uma nova pesquisa da Hibou,empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, aponta o impacto da crise econômica no bolso dos brasileiros para a data. O estudo revela que 52% dos brasileiros planejam gastar menos este ano, mas isso não significa que o carinho e a dedicação sejam afetados: 28% acreditam que o maior presente é estar junto das crianças e aproveitar o momento ao lado delas.Realizada entre 21 e 25 de setembro de 2024, com 1.600 brasileiros das classes sociais ABCD, em formato digital, a pesquisa tem margem de erro de 2,4% e um nível de confiança de 95%.
"Mesmo em um cenário econômico mais apertado, o Dia das Crianças segue sendo um momento de afeto e diversão. Observamos que mais do que nunca, as famílias estão buscando experiências em conjunto e momentos de descontração com os pequenos, mostrando que o valor da presença muitas vezes supera o valor dos presentes," comenta Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Uma data além do consumo
Apesar de 45% dos brasileiros ainda verem o Dia das Crianças como uma data comercial, 28% afirmam que é uma oportunidade de passar o dia com as crianças, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2023, possivelmente impulsionado pelo fato de a data cair em um sábado este ano. Além disso, 13% destacam a simbologia especial da data, um momento para relembrar a própria infância e se divertir sem preocupações.
E para quem for gastar, o que comprar?
Entre aqueles que darão presentes, a escolha do item será de encontro com as preferências dos pequenos. 65% das pessoas afirmaram que o presente ideal é algo que eles sabem que a criança vai gostar, enquanto apenas 23% preferem surpreender com uma novidade inesperada.
No ranking geral dos presentes, os tradicionais brinquedos (38%) continuam a liderar as compras, mas o foco em jogos educativos (29%) e passeios como parques e exposições (28%) aponta uma mudança de comportamento, com pais e responsáveis valorizando atividades e experiências em conjunto. Além disso, livros (27%), kits de montar (23%), e até eletrônicos (23%) também estão entre os itens mais desejados.
Preferências pelo Universo conhecido
Muitas crianças se interessam por produtos “conhecidos”, os famosos produtos licenciados, que possuem personagens favoritos. Este ano, 39% dos entrevistados disseram que as crianças com quem convivem preferem produtos licenciados, com personagens como Homem-Aranha (7%), Patrulha Canina (6%) , Harry Potter (6%), Divertidamente (5%) e Frozen (5%) liderando as preferências.
“Ano passado a Barbie foi a mais citada, o que reforça que quem é visto é lembrado, esse ano ela não lista nem entre os preferidos. Já Homem Aranha e Patrulha Canina permanecem na lista, subindo em 1 lugar no ranking.” explica Ligia.
Uma idade limite para ser presenteado?
A pesquisa mostrou ainda que quase a maioria dos brasileiros (47%) acredita que o costume de presentear no Dia das Crianças deve continuar até os 10 anos de idade. Uma pequena parcela defende a troca de presentes para adolescentes de até 15 anos de idade (19%). Enquanto isso, 27% alegam que "todos têm uma criança dentro de si", independentemente da idade.
Tio, quero presente!
O papel dos tios e padrinhos na vida das crianças é significativo: 51% dos entrevistados disseram que seus sobrinhos são os principais presenteados, seguidos pelos próprios filhos (29%) e afilhados (19%). Isso demonstra que, além dos pais, tios e padrinhos desempenham um papel importante nas celebrações do Dia das Crianças.
Guloseimas que unem gerações
Além dos presentes materiais, as guloseimas não podem faltar nesta data: 71% dos brasileiros disseram que vão comprar sorvetes, doces ou chocolates para complementar a comemoração, sendo que 30% optam por sorvetes, enquanto 25% mencionaram doces, e 23% balas e chocolates.
O rolê gastronômico do dia
35% afirmaram que pretendem ir a um fast food como:McDonald 's, Giraffas, Habib's ou Burger King. Já 24% escolhem preparar um café da manhã com iogurtes, lanchinhos, achocolatado,sucos, frutinhas e um “brinde presente” surpresa!
Passeio com a criançada
As atividades de entretenimento em família ganharam destaque este ano! 57% dos brasileiros planejam um passeio ao shopping com cinema e pipoca, enquanto 50% preferem passar o dia em um parque com direito a sorvete e muita diversão.
Mesmo com passeios e presentes, o bolso continua apertado…
O impacto da economia foi sentido na pesquisa: 52% dos entrevistados relataram que estão com o orçamento mais apertado este ano, com 7.7 pontos percentuais abaixo em relação a 2023, e com isso vão gastar menos. 17% afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição, e 22% disseram que nada mudará em relação aos gastos dos anos anteriores.
Quanto ao valor total que planejam gastar, 8 em cada 10 brasileiros (82%) pretendem manter um ticket médio de até R$250, o que inclui presentes, atividades e guloseimas. Apenas 15% declararam que gastariam entre R$250 e R$500.
E em casa, como se comemora?
A televisão e o entretenimento digital seguem como os principais companheiros das crianças durante o feriado. 72% afirmaram que a TV estará ligada no Dia das Crianças, com 48% preferindo assistir Netflix, seguido por 34% consumindo conteúdo no YouTube e 28% acompanhando o Disney+. Ano passado a TV a cabo ocupava o 2o lugar nas telinhas.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.