Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quarta, 02 de outubro de 2024

DIA DAS CRIANÇAS: 52º DOS BRASILEIROS VÃO GASTR MENOS (POSTAGEM DA LEIRORA DESIREE MICHEL NACLE)

Dia das Crianças: 52% dos brasileiros vão gastar menos, revela pesquisa

82% da população pretende comprar presentes ou experiências de até R$250

Sorvetes e guloseimas completam a comemoração para 7 em cada 10 brasileiros

São Paulo, Outubro de 2024 – A poucos dias do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, uma nova pesquisa da Hibou,empresa de pesquisa, monitoramento e  insights de consumo, aponta o impacto da crise econômica no bolso dos brasileiros para a data. O estudo revela que 52% dos brasileiros planejam gastar menos este ano, mas isso não significa que o carinho e a dedicação sejam afetados: 28% acreditam que o maior presente é estar junto das crianças e aproveitar o momento ao lado delas.Realizada entre 21 e 25 de setembro de 2024, com 1.600 brasileiros das classes sociais ABCD, em formato digital, a pesquisa tem margem de erro de 2,4% e um nível de confiança de 95%.

"Mesmo em um cenário econômico mais apertado, o Dia das Crianças segue sendo um momento de afeto e diversão. Observamos que mais do que nunca, as famílias estão buscando experiências em conjunto e momentos de descontração com os pequenos, mostrando que o valor da presença muitas vezes supera o valor dos presentes," comenta Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa. 

Uma data além do consumo

Apesar de 45% dos brasileiros ainda verem o Dia das Crianças como uma data comercial, 28% afirmam que é uma oportunidade de passar o dia com as crianças, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2023, possivelmente impulsionado pelo fato de a data cair em um sábado este ano. Além disso, 13% destacam a simbologia especial da data, um momento para relembrar a própria infância e se divertir sem preocupações.

E para quem for gastar, o que comprar?

Entre aqueles que darão presentes, a escolha do item será de encontro com as preferências dos pequenos. 65% das pessoas  afirmaram que o presente ideal é algo que eles sabem que a criança vai gostar, enquanto apenas 23% preferem surpreender com uma novidade inesperada.

No ranking geral dos presentes, os tradicionais brinquedos (38%) continuam a liderar as compras, mas o foco em jogos educativos (29%) e passeios como parques e exposições (28%) aponta uma mudança de comportamento, com pais e responsáveis valorizando atividades e experiências em conjunto. Além disso, livros (27%)kits de montar (23%), e até eletrônicos (23%) também estão entre os itens mais desejados.

Preferências pelo Universo conhecido

Muitas crianças se interessam por produtos “conhecidos”, os famosos produtos licenciados, que possuem personagens favoritos. Este ano, 39% dos entrevistados disseram que as crianças com quem convivem preferem produtos licenciados, com personagens como Homem-Aranha (7%)Patrulha Canina (6%) , Harry Potter (6%), Divertidamente (5%) e Frozen (5%) liderando as preferências.

“Ano passado a Barbie foi a mais citada, o que reforça que quem é visto é lembrado, esse ano ela não lista nem entre os preferidos. Já Homem Aranha e Patrulha Canina permanecem na lista, subindo em 1 lugar no ranking.” explica Ligia.

Uma idade limite para ser presenteado?

A pesquisa mostrou ainda que quase a maioria  dos brasileiros (47%) acredita que o costume de presentear no Dia das Crianças deve continuar até os 10 anos de idade. Uma pequena parcela defende a troca de presentes para adolescentes de até 15 anos de idade (19%). Enquanto isso, 27% alegam que "todos têm uma criança dentro de si", independentemente da idade.

Tio, quero presente!

O papel dos tios e padrinhos na vida das crianças é significativo: 51% dos entrevistados disseram que seus sobrinhos são os principais presenteados, seguidos pelos próprios filhos (29%) e afilhados (19%). Isso demonstra que, além dos pais, tios e padrinhos desempenham um papel importante nas celebrações do Dia das Crianças.

Guloseimas que unem gerações

Além dos presentes materiais, as guloseimas não podem faltar nesta data: 71% dos brasileiros disseram que vão comprar sorvetesdoces ou chocolates para complementar a comemoração, sendo que 30% optam por sorvetes, enquanto 25% mencionaram doces, e 23% balas e chocolates. 

O rolê gastronômico do dia

35% afirmaram que pretendem ir a um fast food como:McDonald 's, Giraffas, Habib's ou Burger King. Já 24% escolhem preparar um café da manhã com iogurtes, lanchinhos, achocolatado,sucos, frutinhas e um “brinde presente” surpresa!

Passeio com a criançada

As atividades de entretenimento em família ganharam destaque este ano! 57% dos brasileiros planejam um passeio ao shopping com cinema e pipoca, enquanto 50% preferem passar o dia em um parque com direito a sorvete e muita diversão. 

Mesmo com passeios e presentes, o bolso continua apertado…

O impacto da economia foi sentido na pesquisa: 52% dos entrevistados relataram que estão com o orçamento mais apertado este ano, com 7.7 pontos percentuais abaixo em relação a 2023, e  com isso vão gastar menos. 17% afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição, e 22% disseram que nada mudará em relação aos gastos dos anos anteriores.

Quanto ao valor total que planejam gastar, 8 em cada 10 brasileiros (82%) pretendem manter um ticket médio de até R$250, o que inclui presentes, atividades e guloseimas. Apenas 15% declararam que gastariam entre R$250 e R$500.

E em casa, como se comemora?

A televisão e o entretenimento digital seguem como os principais companheiros das crianças durante o feriado. 72% afirmaram que a TV estará ligada no Dia das Crianças, com 48% preferindo assistir Netflix, seguido por 34% consumindo conteúdo no YouTube e 28% acompanhando o Disney+. Ano passado a TV a cabo ocupava o 2o lugar nas telinhas. 

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros