DIA DA VITÓRIA: 08 DE MAIO DE 1945 (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)

#HojeNaHistória Em 8 de maio de 1945, os Aliados celebravam oficialmente o Dia da Vitória na Europa (VE Day), marcando o fim da Segunda Guerra Mundial no continente com a rendição incondicional da Alemanha nazista. A assinatura do cessar-fogo ocorreu no dia anterior, em Reims, na França, pelo general alemão Alfred Jodl, representando o Alto Comando.
A notícia provocou enormes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas lotaram as ruas, mesmo com o país ainda sob racionamento. O suicídio de Adolf Hitler, em 30 de abril, havia acelerado o colapso do regime nazista.
Embora a data tenha sido amplamente comemorada no Ocidente no dia 8, a União Soviética manteve o anúncio oficial para o dia 9 de maio, conforme o acordo inicial, o que explica as datas diferentes das celebrações entre o Ocidente e o Leste Europeu até hoje.
O fim da guerra na Europa, no entanto, não significou o fim do conflito global — o Japão só se renderia meses depois, em agosto. O Dia da Vitória permanece como um marco da luta contra o totalitarismo e da defesa da liberdade, lembrado anualmente como símbolo do sacrifício coletivo em um dos momentos mais sombrios da história.