Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quinta, 08 de maio de 2025

DIA DA VITÓRIA - 08 DE MAIO

DIA DA VITÓRIA - 08 DE MAIO

Raimundo Floriano

Fonte: Google

 

 

No dia 08 de maio comemora-se o dia da Vitória, data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial em 08 de maio de 1945 com a rendição das forças armadas inimigas do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

A postura brasileira diante à Segunda Guerra, era de não se envolver mantendo neutralidade diante daquele conflito. Mas isso não durou por muito tempo, devido navios mercantes serem torpedeados no litoral brasileiro, dando origem ao posicionamento do país unido às forças aliadas.

Diante de inúmeros acontecimentos pertinentes à guerra, muito se duvidava quanto à capacidade do efetivo brasileiro, originando a frase "É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra", mas o Brasil entrou com as suas tropas, enviando 25 mil honrosos e corajosos militares à Itália, formando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), logo, surgindo a nova frase "a cobra fumou". Atualmente a expressão "a cobra vai fumar" faz parte do vocabulário brasileiro, sendo um ditado popular de maneira a entender que algo pode ser difícil de ser executado, mas se for, acarretará problemas sérios.

No Teatro de Operações da Itália, estavam presentes 433 Oficiais R/2 compondo o efetivo de bravos soldados do Exército de Caxias, que somaram suas forças junto aos aviadores e marinheiros, todos merecedores da nossa eterna gratidão.

Portanto, nós da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército do Rio de Janeiro SAUDAMOS a todos os soldados, aviadores e marinheiros que com muita bravura estiveram representando a Nação Brasileira enviando também além de combatentes, mulheres militares enfermeiras que se destacaram pela coragem e brilhantismo. Saudamos também pelo dia de hoje os amigos e familiares daqueles que estiveram em campo de combate e perderam suas vidas a serviço do Brasil, mas que junto a população brasileira na época superaram patrioticamente os ocorridos da guerra, sempre incentivando e acompanhando com vibração o emprego da FEB e festejando até hoje o Dia 8 de Maio.

#exércitobrasileiro #eb #centrodepreparaçãodeoficiaisdareservadoriodeJaneiro #CPORRJ#conselhonacionaldeoficiaisR2 #cnor #associaçãodosoficiaisdareservadoriodejaneiro #AORERJ #diadavitória #dia8demaio


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros