No Dia da Consciência Negra, History estreia documentário sobre Jesse Owens
Produzido por Lebron James, Triunfo: Jesse Owens e os Jogos de Berlim celebra a vida e o legado de um dos maiores atletas de todos os tempos
De sua educação humilde em Ohio até as conquistas históricas com medalhas de ouro em plena Alemanha nazista, este especial relata uma inspiradora história de resistência e superação
ESTREIA ESPECIAL: 20/11, quarta-feira, 23h
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o History estreia o documentário Triunfo: Jesse Owens e os Jogos de Berlim (Triumph: Jesse Owens and the Berlin Olympics), produzido pelo astro do basquete LeBron James e seu sócio Maverick Carter. A produção explora a história dramática de dedicação e perseverança do atleta afro-americano Jesse Owens, seu êxito sobre a agenda supremacista de Hitler e sua resistência contra o racismo tanto no exterior como no Estados Unidos.
O atleta Jesse Owens era um fenômeno quando se classificou para os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. E seu desempenho na competição foi ainda mais grandioso, especialmente contra um dos objetivos da liderança de Adolf Hitler na Alemanha. O documentário inédito entrelaça a ascensão de Owens como atleta de nível mundial com um relato de como o nazismo se fortaleceu, destacando uma das maiores atuações olímpicas da história e que destruiu o conceito da superioridade ariana.
Olimpíadas de Verão de 1936 em Berlim: a apenas três anos do início da Segunda Guerra Mundial, Hitler tinha como objetivo utilizar os jogos para promover sua ideologia e provar sua agenda supremacista. Porém, o atleta afro-americano de atletismo Jesse Owens fez história com a conquista de quatro medalhas de ouro nos 100 metros rasos, salto em distância, 200 metros rasos e 4x100 metros rasos – derrotando atletas alemães e estabelecendo recordes.
Baseado no livro homônimo de Jeremy Shaap, e dirigido pelo indicado ao Emmy Andre Gaines (After Jackie), Triunfo: Jesse Owens e os Jogos de Berlim inclui material de arquivo, de imagens das Olimpíadas e até entrevistas com Owens, recreações gráficas com animações de alta qualidade, bem como depoimentos de familiares, jornalistas, historiadores e atletas renomados, entre eles, o nove vezes medalhista de ouro olímpico Carl Lewis, o campeão olímpico de 2024 Noah Lyles, Erryion Knighton e Christian Coleman - além das filhas de Owens, Marlene e Beverly.
James Cleveland “Jesse” Owens, o nono de 10 filhos de agricultores e neto de escravos, nasceu em 12 de setembro de 1913 em Oakville, Alabama. Quando tinha nove anos, seu pai mudou-se com a família para Cleveland, Ohio, em busca de melhores oportunidades como parte da Grande Migração. O jovem atleta da Ohio State University Jesse Owens se tornou uma sensação nacional na década de 1930, quebrando três recordes em um único dia no Campeonato Nacional Intercolegial de 1933. Dois anos depois, enquanto competia pela Ohio State University como parte da equipe Ohio State Buckeyes, “Buckeye Bullet”, como Jesse foi apelidado por sua velocidade, igualou um recorde mundial e quebrou mais três, antes de se classificar para competir nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim.
Durante as Olimpíadas de 1936, Owens alcançou um triunfo retumbante, conquistando quatro medalhas de ouro e quebrando dois recordes mundiais, o que não apenas humilhou Hitler, como também deu aos Estados Unidos motivos de orgulho. Mas, as suas realizações individuais mal foram reconhecidas pelo seu próprio país. Owens foi menosprezado e não foi convidado junto com a delegação olímpica para "apertar a mão do presidente Franklin D. Roosevelt" na Casa Branca, porque naquela época os afro-americanos não tinham mesmos direitos que a população branca.
Sua carreira no esporte terminou abruptamente naquele mesmo ano, quando ele abandonou uma turnê pós-olímpica e foi suspenso de competições futuras. Owens trabalhou em vários empregos nas décadas seguintes, inclusive como orador e, ocasionalmente, competindo contra pilotos amadores por dinheiro. Tornou-se um símbolo importante na luta pela igualdade racial. Owens faleceu em 31 de março de 1980, de câncer de pulmão, aos 66 anos.
Classificação Indicativa: 14 anos
Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias, Loucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci Jesus, Knightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América Latina, Desastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.
historylatam.com
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory
https://www.tiktok.com/@history_bra
Contatos de imprensa:
Márcia Campos / Marco Dabus
(55 11) 99244-9777 / 99342-4295
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
marcia@presscomunica.com.br / marco@presscomunica.com.br