Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 13 de setembro de 2018

DIA DA CACHAÇA - CHEFS ENSINAM QUATRO SOBREMESAS QUE TÊM A PINGA ENTRE SEUS INGREDIENTES

 

No Dia da Cachaça chefs ensinam quatro sobremesas que têm a pinga entre seus ingredientes

Cheesecake de abóbora, doce de banana flambado, geleinha de cachaça e pudim de caipirinha são doces "bêbados" com a "marvad

POR GUSTAVO LEITÃO

Existem muitas maneiras de apreciar uma boa cachaça. Cozinhar com a bebida talvez seja uma das menos conhecidas. Mas nem é tão incomum assim. Por conta do teor alcoólico alto (38% a 48%), a pinga é perfeita para pratos flambados — a linguiça aperitivo "encachaçada" é um clássico.

Aproveitando o ensejo do Dia da Cachaça nesta quinta, pedimos a chefs para dividir seus melhores pratos com a bebida como ingrediente. Para fugir do lugar comum, selecionamos apenas doces "embriagados" com a aguardente de cana, orgulho líquido do Brasil. Confira as quatro opções abaixo.

CHEESECAKE DE ABÓBORA

Receita do restaurante Del Plin

Cheesecake de abóbora: coco na decoração - Bruno de Lima / Divulgação



Ingredientes da massa:



- 100g de farinha de trigo

- 62g de açúcar mascavo

- 50g de farinha de amêndoas

- 76g de manteiga

Preparo da massa:

Com a manteiga em pomada (consistente mas fora da geladeira, já amolecida), misturar todos os ingredientes. Assar a 175 graus durante 12 minutos.

Ingredientes da calda:

- 250g de açúcar

- 100g de creme de leite

- 80ml de cachaça

- 200ml de água

Preparo da calda:

Misturar o açúcar com 150g de água e levar ao fogo até obter um caramelo. Adicionar o creme de leite em fogo baixo durante alguns minutos até as bolhas desaparecerem. Então, acrescentar o restante de água e a cachaça.

Ingredientes do recheio:

- 486g de cream cheese

- 1 fava de baunilha

- 9g de canela

- 245g de açúcar refinado

- 400g de purê de abóbora (cozida e processada)

- 200g de gemas

- 60g de claras

Preparo do recheio:

Misturar bem o açúcar, as claras e as gemas. Adicionar os demais ingredientes até formar uma mistura homogênea. Peneirar a mistura e colocar na forma com a base já pré-assada. Assar por 35 minutos, a 140 graus.

Ingredientes do doce de abóbora:

- 400g de purê de abóbora

- 200g de açúcar

- Pitada de canela

Preparo do doce de abóbora:Juntar todos ingredientes e cozinhar em fogo baixo até engrossar.

 



- 60g de coco

- 100ml de água

- 100g de açúcar

Preparo do coco crocante:Cortar o coco em lâminas finas com a mandolina, deixar descansar por 12 horas em uma mistura de mesma proporção de água e açúcar. Assar a 150 graus até ficar crocante.

Ingredientes do crumble:- 200g farinha de trigo

- 75g de nozes

- 100g de açúcar refinado

- 1g de sal

- 125g de manteiga

- 75g de gemas

Preparo do crumble:Misturar todos ingredientes e assar a 160 graus por aproximadamente 20 minutos. Mexer a mistura várias vezes para não queimar as bordas

Montagem:



No centro do prato, colocar o doce de abóbora e dividir uma colher para criar um vale para o cheesecake. Acomodar a torta e decorar com as lâminas de coco. Regar com a calda de cachaça. Ao lado, servir o crumble e, se quiser incrementar mais, com sorvete de coco ou doce de leite.

DOCE DE BANANA FLAMBADOReceita do restaurante Érico

Doce de banana: flambado dá o aroma da bebida - Bruno de Lima / Divulgação



Ingredientes:- 12 bananas d’água

- 500g de açúcar refinado

- 300ml de água

- 6 cravos

- 2 paus de canela

- 20 sementes de cardamomo

- 200ml de cachaça

Preparo:Cortar as bananas em rodelas largas, para não desmanchar muito. Colocar numa panela grande, arrumadinhas no fundo. Com a panela em fogo baixo, acrescentar a água. Salpicar o açúcar em cima, sem mexer. Conforme a água for fervendo, o açúcar vai derreter. Acrescentar as especiarias e deixar em fogo baixo. Quando a banana ficar dourada, pode começar a mexer. Deixar encorpar e desligar o fogo. Quando esfriar, jogar a cachaça e acender um fósforo para pegar fogo. Faça esse flambado com muito cuidado, sem se aproximar das chamas. Sirva com queijo.

GELEINHA DE CACHAÇAReceita da chef Heloísa Bacellar, do site Na Cozinha da Helô

Geleinha de cachaça: feita com dois tipos de gelatina - Divulgação



Ingredientes:



- 4 envelopes de gelatina vermelha sem sabor

- 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor

- 2 e 1/2 xícaras (chá) de água

- 1 kg de açúcar comum

- 1 xícara (chá) de cachaça

- óleo pra untar

- açúcar comum pra polvilhar

Preparo:Colocar todas as gelatinas numa tigelinha com 1/2 xícara de água e deixar repousar por 5 minutos. Enquanto isso, ferver 1 xícara de água. Regar a gelatina com a água fervente, mexer com um batedor de arame até dissolver completamente e transferir para uma panela grande e larga. Juntar a xícara de água restante, o quilo de açúcar, a cachaça e mexer sem parar até dissolver e ferver. Parar de mexer, diminuir o fogo e cozinhar por mais ou menos 1h, até engrossar bastante e surgirem bolhas grandes (a geleia sobe bastante, mas só transbordará se a panela for pequena). Untar uma assadeira de uns 22x18 cm com óleo. Despejar a geleia fervente na assadeira. Não raspe e descarte a calda que permanecer nas paredes e na base da panela. Deixar a geleia repousar de 6 a 12 horas fora da geladeira. Depois, desenformar a placa do doce sobre uma superfície polvilhada com bastante açúcar. Polvilhar com açúcar as lâminas da tesoura e cortar em tiras e, a seguir, em cubos. Rolar os cubos no açúcar e deixar repousar em temperatura ambiente e sem cobrir por mais umas 3 horas. Quando as geleinhas estiverem bem secas por fora, transferir para um pote, fechar e guardar fora da geladeira por até 3 dias.

 

PUDIM DE CAIPIRINHAReceita do Bar Pirajá

Pudim de caipirinha: cachaça na finalização - Divulgação



Ingredientes:1 lata de leite condensado

- 2 latas de leite integral

- 8 ovos inteiros

- 4 gemas

- 1 fava de baunilha

- 1 kg de açúcar refinado

- 1 kg de rapadura

- 300ml de água

- 500ml de suco de limão

- 50ml de cachaça

Preparo: Fazer o caramelo derretendo o açúcar e a rapadura em fogo baixo com algumas gotas de limão. Depois que atingir o ponto de caramelo, colocar o resto do suco de limão. Acrescentar a água e deixar ferver até apurar. Deixar esfriar. Uma vez frio, colocar o caramelo nas forminhas e reservar. Misturar, em um bowl, o leite, o leite condensado, os ovos e gemas e a baunilha. Deixar essa massa descansar uma hora para sair as bolhas de ar. Colocar o pudim nas forminhas prepararadas e cobrir com papel alumínio cada uma. Assar em banho maria a 150 graus por 110 minutos. Testar com um palito para ver se o pudim está firme e sequinho. Retirar do forno, da forma com água e deixar esfriar. Guardar na geladeira e, na hora de servir, usar um borrifador para cobrir os pudins com cachaça.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros