DIA DA BANANA
Raimundo Floriano
No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana, fruta tropical que cresce em cacho das árvores chamadas bananeiras. A banana é uma fruta de polpa macia e doce, nasce verde e, quando fica amarela, é porque está pronta para o consumo.
A banana é uma fruta de origem asiática, principalmente no sudoeste da Ásia, porém, por ser uma fruta do clima tropical, é largamente cultivada em países com esse tipo de clima. Países europeus e mesmo os Estados Unidos são grandes importadores dessa fruta, uma vez que ela não é tão comum por lá, devido ao seu clima ser predominante frio em boa parte do ano.
Por ser muito cultivada na região da América Latina, criou-se uma cultura de chamar os países dessa região pelo apelido de "república das bananas", sendo uma maneira pejorativa de classificar países latino-americanos, quando quer se referir a algum problema enfrentado nesta região, inclusive no Brasil.
Apesar dessa classificação, às vezes pejorativa e outras vezes cômica, a banana é uma grande aliada da saúde. Sendo rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos, bem como auxiliando nas vitaminas que contribuem para a visão.
Também ajuda a combater o estresse e depressão, além de ser uma boa aliada do intestino, pois é rica em fibras, que auxiliam numa boa digestão.
A banana é muito usada por esportistas para repor energia, pois com a sua variedade de compostos auxilia na prática da atividade física, ajudando a criar resistência.
Além de fornecer energia para o nosso organismo, a banana contém nutrientes que ajudam o nosso organismo a combater e prevenir inúmeras doenças.
Confira abaixo alguns benefícios da banana
- Rica em vitaminas do complexo B. Acalma o sistema nervoso.
- Rica em potássio e vitamina B6. Ajuda a diminuir as cólicas menstruais. O potássio contribui para o aprendizado.
- Rica em fibras. Ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação intestinal sem o uso de laxantes. Por ser rica em fibras, a banana aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.
- Rica em triptofano. O aminoácido aumenta a secreção da serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor). Ajuda a relaxar, manter o bom humor e a melhorar os sintomas de depressão. Faz parte dos “alimentos que trazem felicidade”.
- Contém ferro. Estimula a produção de hemoglobinas e auxilia na prevenção e no tratamento da anemia.
- Fonte de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal.
- Pobre em sal. Ótima para baixar a pressão arterial.
- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
- Diminui as cãibras, pois contém vitamina B6 e B12.
- Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço. Por isso, deve-se comer uma banana entre as refeições.
- Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, pois quando se está estressado são reduzidos os níveis de potássio. E como a banana é rica em potássio, comer o fruto pode ajudar a ajustar os níveis de potássio.
Existem muitas receitas maravilhosas para se fazer com bananas, cada tipo tem seu "carro-chefe", mas uma que temos em fartura aqui no litoral, é a banana prata, que fica deliciosa cozida com canela e mel.
Ultimamente, uma receita da moda está ganhando adeptos, mesmo não sendo tão simples seu preparo, porém o sabor é irresistível e ninguém é de ferro... Torta de Banoffee é uma torta de sobremesa inglesa, feita a partir de bananas, creme e caramelo, combinados ou em uma base de biscoito amanteigado ou um feito de biscoitos e manteiga desintegrada. Algumas versões da receita também incluem chocolate, café ou ambos.
Essa versão é que mais comum, vamos lá.
Ingredientes
Para a base
200 g de biscoito de amido de milho (maisena)
100 g de manteiga sem sal derretida
Para o chantili
300 g de creme de leite fresco
3 colheres sopa de açúcar
1 colher chá de essência de baunilha
Para o recheio
1 lata de doce de leite (400 g)
2 bananas (nanica ou prata madura) em rodela
100 g raspas de chocolate
Modo de Preparo
Para a base
Em um processador, triture as bolachas. Depois, adicione a manteiga derretida. Misture mais um pouco. Retire do processador e coloque em uma forma de fundo removível. Vá pressionando a base e os lados. Leve para assar por 15 minutos em forno preaquecido a 180ºC (dependendo do forno pode ser que precise ficar um tempinho a mais). Depois, retire do forno e espere esfriar.
Para o chantili
Em uma batedeira, bata o creme de leite que precisa estar frio com o açúcar e a essência de baunilha. Bata até ponto de chantili (quando forma-se um pico no globo da batedeira).
Para a Montagem
Adicione o doce de leite, depois as bananas em rodelas por cima e por fim, o chantili. Para decorar, adicione raspas de chocolate. Leve ao freezer por 1 hora. Retire da forma e sirva.
Bom Apetite! E aproveitem as delícias que temos por aqui!
MÚSICAS TENDO A BANANA COMO TEMA:
Banana - Marchinha(Luiz Antônio e Jota Júnior) Virgínia Lane - 1952
Cacho de Banana - Marchinha (Arrelia, E. Consoni e José Saccomani) Arrelia e Pimentinha - 1958
Casca de Banana - Samba (Jararaca e Donga) Quatro Ases e Um Curinga - 1946
Chiclete Com Banana - Samba (Jackson do Pandeiro, Gordurinha Almira Castilho) Jackson do Pandeiro - 1960
Macaco Quer Banana - Marchinha (J. Piedade e Sá Róris) Linda Batista - 1940
Macaco Quer Banana -, Marchinha (Haroldo Lobo e David Nasser) Francisco Alves - 1952
Made in Brazil, Yes, Nós Temos Banana - Enredo (João Carlos Grilo, Ricardo Góes, Ronaldo Soares e Sérgio Fernandes) São Clemente - Geraldão - 1989
O Que É Que a Banana Tem? - Enredo (Preto Joia e outros) Imperatriz - Preto Joia - 1991
Sem Banana - Marchinha (João de Barro e Alberto Ribeiro) Carlos Galhardo - 1939
Sem Banana, Macaco se Arranja - Marchina (João de Barro) Jorge Veiga - 1952
Viva a Banana - Frevo-canção (Marambá) José Orlando - 1956
Yes, Nós Temos Bananas - Marchinha (João de Barro e Alberto Ribeiro) Almirante - CD CARNABRAS - 1938