Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 12 de janeiro de 2020

DEZ FILMES DIRIGIDOS E PROTAGONIZADOS POR MULHERES PARA VER EM 2020

 

Dez filmes dirigidos e protagonizados por mulheres para ver em 2020

Por trás ou em frente às câmeras, elas contam histórias reais ou de fantasia que inspiram, empolgam e emocionam
 
 
A atriz irlandesa Saoirse Ronann dá vida à heroína Jo March no remake do clássico da literatura 'Mulherzinhas', dirigido por Greta Gerwig Foto: Arte Ana Luiza Costa sobre foto de Divulgação
A atriz irlandesa Saoirse Ronann dá vida à heroína Jo March no remake do clássico da literatura 'Mulherzinhas', dirigido por Greta Gerwig
Foto: Arte Ana Luiza Costa sobre foto de Divulgação
 
 

Embora nenhuma mulher tenha sido indicada ao prêmio de melhor direção no Globo de Ouro ou no Bafta (o Oscar do cinema britânico), as cineastas estão por trás de boa parte dos filmes mais esperados do ano. Grandes atrizes também protagonizam longas que devem render aplausos e reconhecimento na temporada de premiações em Hollywood.

 
CELINA selecionou dez filmes dirigidos, produzidos ou protagonizados por mulheres que você precisa assistir em 2020. Se não estão por trás das câmeras, elas estão no centro da narrativa, em histórias que inspiram, empolgam e emocionam.

E tem cinema para todos os gostos, de filmes aclamados pela crítica a grandes sucessos de público. Desde o remake do clássico da literatura "Mulherzinhas", em "Adoráveis Mulheres", de Greta Gerwin, passando pelo premiado em Cannes "Retrato de uma jovem em chamas", até histórias de super-heroínas, com "Viúva Negra" e "Mulher-Maravilha 1984".

Veja abaixo a nossa lista e aproveite!

1. 'Adoráveis Mulheres'

Escrito em 1868 pela norte-americana Louisa May Alcott, o clássico "Mulherzinhas" (Little women) volta ao cinema em remake com roteiro e direção de Greta Gerwig. O filme narra a história das irmãs March, Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), que vivem a virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil.

Crítica'Adoráveis mulheres' é motivo para risos, raiva e emoção

 

Nesta nova leitura do clássico, Gerwig escolheu colocar a verve independente da heroína Jo March em primeiro plano. O elenco ainda conta com Meryl Streep e Laura Dern. O filme já está em cartaz nos cinemas do Brasil. A estreia aconteceu na última quinta-feira, dia 9.

As irmãs March: Meg (Emma Watson), Jo (Saoirse Ronan), Amy (Florence Pugh) e Beth (Eliza Scanlen) Foto: Divulgação/Sony Pictures
As irmãs March: Meg (Emma Watson), Jo (Saoirse Ronan), Amy (Florence Pugh) e Beth (Eliza Scanlen)
Foto: Divulgação/Sony Pictures

2. 'Retrato de uma jovem em chamas'

Dirigido pela francesa Céline Sciamma, o filme conta a história de Marianne (Noémie Merlant), uma pintora contratada para fazer o retrato de casamento de Héloïse (Adèle Haenel), que deixou o convento para casar com um nobre italiano. A tarefa tem que ser cumprida em segredo porque Héloïse não aceita o casamento imposto pela mãe (Valeria Golino), e recusa-se a posar para pintores homens. Dali floresce um sentimento avassalador entre as duas.

Ambientado na França de 1770 e quase sem nenhum personagem masculino, o drama ganhou prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes e foi indicado a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro e no Bafta. O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil desde o dia 9.

3. 'Judy - Muito além do arco-íris'

A atriz Renée Zellwegger dá vida à Judy Garland nesta emocionante cinebiografia sobre uma das maiores estrelas dos musicais da Era de Ouro de Hollywood. Sua atuação já lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz e pode garantir o seu segundo Oscar, desta vez como atriz principal.

 

O filme dirigido por Rupert Goold marca o retorno Zellwegger aos holofotes e faz um retrato da estrela do clássico imortal 'O Mágico de Oz' (1939) do seu auge até seu esquecimento. O filme chega aos cinemas no dia 16 de janeiro.

A atriz Renée Zellwegger dá vida à lendária artista Judy Garland, que marcou a Era de Ouro dos musicais de Hollywood Foto: David Hindley / Divulgação
A atriz Renée Zellwegger dá vida à lendária artista Judy Garland, que marcou a Era de Ouro dos musicais de Hollywood
Foto: David Hindley / Divulgação

4. 'O Escândalo'

Protagonizado e produzido por Charlize Theron, o longa é baseado em uma história real e narra o escândalo envolvendo o ex-editor-chefe da Fox News, Roger Ailes (John Lithgow), após ser acusado de assédio sexual por grupo de mulheres que trabalhavam com ele.

O drama ainda reúne no elenco Nicole Kidman, que interpreta a jornalista Gretchen Carlson, e Margot Robbie, indicada ao Bafta como atriz coadjuvante pelo papel fictício da produtora Kayla Pospisil. O filme é dirigido por Jay Roach e chega aos cinemas no dia 30 de janeiro.

Acompanhe Celina no Instagram@projetocelina

5. 'Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fabulosa'

A atriz Margot Robbie também brilha no seu retorno às telonas como Arlequina. O filme, dirigido por Cathy Yan, narra o "projeto de emancipação" da antiheroína após a separação de Coringa. Desta vez, ela se junta a outras quatro mulheres — Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Renee Montoya (Rosie Perez) e Cassandra Cain (Ella Jay Basco) — para salvar uma menina de um perigoso criminoso que assola Gotham. Aves de Rapina chega aos cinemas no dia 6 de fevereiro.

 

O documentário marca a estreia de Bárbara Paz como diretora e já levou dois troféus no Festival de Veneza: melhor documentário sobre cinema e Prêmio da Crítica Independente. O filme é uma crônica dos últimos dias do diretor Hector Babenco, brasileiro de origem argentina, morto em 2016, depois de décadas lutando contra o câncer. A estreia acontece em 9 de abril.

 

8. 'Viúva Negra'

Um dos filmes mais esperados do ano, "Viúva Negra" inicia uma nova fase nas produções da Marvel. A popular personagem Natasha Romanoff,  interpretada por Scarlett Johansson, ganha seu próprio longa. Dirigido por Cate Shortland, o filme tem previsão de estreia para o dia 30 de abril.

Scarlett Johansson volta aos cinemas como a personagem Natasha Romanoff, a Viúva Negra Foto: Divulgação
Scarlett Johansson volta aos cinemas como a personagem Natasha Romanoff, a Viúva Negra Foto: Divulgação
 

9. 'Mulher-Maravilha 1984'

A atriz Gal Gadot e a diretora Patty Jenkins voltam às telonas com "Mulher-Maravilha 1984", após o primeiro filme baseado na heroína amazônica da DC Comics faturar US$ 820 milhões em todo o mundo em 2017. Como indica o título, neste segundo longa, a amazona aparece em um mundo mais próximo do contemporâneo, nos anos 80, cerca de 40 anos a frente do enredo da primeira trama. O filme chega aos cinemas no dia 4 de junho.

10. 'Respect'

Em 2020 chega aos cinemas a cinebiografia da lendária rainha do soulAretha Franklin, que morreu em 2018, aos 76 anos. O filme será estrelado pela ganhadora do Oscar por "Dreamgirls", a atriz e cantora Jennifer Hudson. O longa também marca a estreia da diretora Liels Tommy no cinema, após trabalhar em séries como Jessica Jones, Insecure e Queen Sugar. 'Respect' tem estreia prevista para agosto.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros