Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 05 de novembro de 2024

DEVANEIO DA VIDA: LIVRO DE CLAUDIA IPOLITO (POSTAGEM DA LEITORA LUÍSA LACOMBE)

Histórias para pensar sobre o imprevisível

Em livro de estreia, Claudia Ipolito mescla suspense, drama e comédia em narrativas curtas sobre os acasos da vida

Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos inesperados que interrompem a rotina e trazem um novo olhar sobre o é comum. São esses acontecimentos insólitos que servem de base para os contos e crônicas de Devaneios da Vida, livro de estreia da escritora Claudia Ipolito.  

Os 29 textos que compõe o livro percorrem as quatro estações do ano por meio de suas características mais marcantes - a frieza e acolhimento do inverno, ou o calor e a paixão do verão -, em narrativas de gêneros variados, por vezes cômicas, mas também reflexivas e até mesmo instigantes. Como explica a autora na introdução, são breves momentos do cotidiano que exploram diferentes sentimentos e percepções. E a linguagem acessível e objetiva de cada história permite que o leitor se identifique com personagens e situações, por mais inusitadas que possam parecer. 

As tardes frias em um domingo de inverno podem servir para pensar na vida, lembrar de pequenas coisas que são só nossas. Lembrar de momentos que não voltam mais, de pessoas que cruzaram nosso caminho por algum momento. (...) Tentando achar a explicação de como cheguei a este momento presente, qual caminho errado tomei. Mesmo se achar a resposta, agora não tem como mudar o curso desta tarde fria de domingo. O que resta são somente devaneios... (Devaneios da vida, pág. 7) 

Em “Para que serve uma tarde fria de domingo”, a autora reflete sobre os momentos de ócio e imaginação na vida adulta e na infância. Na crônica “família paterna”, relata uma tarde em companhia do avô, imigrante italiano que veio ao Brasil ainda criança. Em outros textos do livro, o foco está nos desafios das relações humanas, como o caso de “Acontece lá, onde eu moro” sobre a vida em um condomínio e a interação entre vizinhos; “Inacreditável” com nuances da amizade entre três mulheres; e narrativa em duas partes “Ela e Ele”, que relata um amor de juventude e seus desdobramentos com o passar dos anos.  

Devaneios da vida reúne uma gama de sentimentos e vivências que promovem reflexão sobre as reviravoltas e surpresas da rotina, e de que diferentes maneiras é possível lidar com elas. Com bom humor e leveza, o livro de Claudia Ipolito convida o leitor a ir de encontro com as eventualidades que surgem no caminho. 

FICHA TÉCNICA 

Título: Devaneios da vida:  Crônicas e contos com suspense, drama, reflexões, comédias e finais surpreendentes 
Autora: Claudia Ipolito  
Editora: LC Design & Editorial  
ISBN: 978-65-5872-884-9  
Páginas: 148 
Preço: R$ 46,90 
Onde comprar: Amazon e Estante Virtual.  

Sobre a autora: Claudia Lopes Ipolito vive em Sorocaba, no estado de São Paulo. Médica veterinária de formação, com pós-graduação na área de marketing, decidiu se dedicar a escrita depois de anos de experiência na indústria farmacêutica veterinária. Após escrever manuais, textos técnicos e uma pequena coluna no Jornal do Cambuci, finalizou Devaneios da Vida, seu primeiro livro de contos e crônicas. Atualmente, trabalha em seu primeiro romance.  

Redes sociais da autora: 

Instagram: @claudiaipolito  
Facebook: /claudiaipolito / 

Site da autora: https://linkbio.co/claudiaipolito


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros