MANCHETE DA SEXTA-FEIRA – ESCLARECIMENTO
Relatório da Polícia Federal aponta que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) atuava “em prévio e harmônico ajuste” com o ex-presidente da Câmara, deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para facilitar a liberação de empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas e, em troca, receber propina.
Geddel foi alvo de operação nesta sexta-feira (13), deflagrada para apurar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa entre 2011 e 2013. Ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF.
Além da liberação de créditos da Caixa, as investigações apontam que os dois peemedebistas forneciam informações privilegiadas às empresas e aos outros integrantes do que o Ministério Público Federal chama de “quadrilha”.
“Consta dos autos que, valendo-se do cargo de Vice-Presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima agia internamente, em prévio e harmônico ajuste com Eduardo Cunha e outros, para beneficiar empresas com liberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecia informações privilegiadas para que, com isso, pudessem obter vantagens indevidas junto às empresas beneficiárias dos créditos liberados pela instituição financeira“, diz o documento.
* * *
Se as fraudes aconteceram entre 2011 e 2013, não custa nada esclarecer aos bem informados leitores fubânicos que esta guabirutagem aconteceu nos gunvernos tucanos.
É só vocês conferirem as datas de vigência dos gunvernos nos últimos anos.
Esta putaria na Caixa Econômica Federal – banco estatal e de propriedade dos contribuintes brasileiros -, foi levada a efeito na administração de FHC.
Geddel e Cunhão, dois corruptos pmdebistas que roubavam com permissão dos tucanos