DESCARTES (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)
René Descartes (1596 – 1650) René Descartes foi um filósofo, matemático e físico francês, considerado o pai da filosofia moderna e um dos nomes mais marcantes da revolução científica.
Nascido em uma família de baixa nobreza, 13 meses após o seu nascimento, sua mãe morreu após dar à luz um novo filho que não consegue sobreviver. Ele é criado pela avó, pelo pai e por uma ama da qual nunca se separará.
Seu pai chamava-o de "pequeno filósofo", pois desde a sua mais tenra infância não parava de se colocar questões sobre tudo. Na escola, seus professores não tardaram a perceber seus dotes intelectuais e seu interesse por matemática e filosofia. Depois de estudar Direito e Medicina na Universidade de Poitiers (França), acaba por se mudar para os Países Baixos onde levaria uma vida modesta e tranquila.
O seu princípio filosófico mais famoso é “cogito, ergo sum” (“penso, então existo”), um elemento essencial do racionalismo ocidental. Descartes expõe o seu método filosófico e científico no escrito “Regras para a direção da mente” (1628) e, sobretudo, no seu conhecido “Discurso do método” (1637), onde propõe, com grande clareza e simplicidade, quatro normas fundamentais que rompem com a escolástica ministrada nas universidades da época. Suas ideias representaram uma revolução para a filosofia e a teologia, aplaudidas por uns (como Malebranche) e criticadas por outros (como Spinoza ou Leibniz).
Descartes faleceu em 11 de fevereiro de 1650, aos 53 anos de idade alegadamente devido a pneumonia. No entanto, o historiador Eike Pies no seu livro “O homicídio de Descartes, documentos, indícios, provas”, concluiu que a morte deste se deveu a um envenenamento por arsênico e aponta um padre, François Viogué, como responsável ou pelo menos instigador do crime.
★ Algumas de suas frases mais famosas:
► "Daria tudo o que sei pela metade do que ignoro".
► "Sentir é nada mais do que pensar".
► "Eu penso e duvido, então eu existo".
► " Dificilmente há algo dito por um cujo oposto não seja afirmado".
► "Livros ruins provocam maus costumes e maus costumes provocam bons livros".
► "Duas coisas contribuem para seguir em frente: ir mais rápido que as outras, ou ir no caminho certo".
► " Nunca admitas nada como verdade sem ter conhecido com evidências que assim era; isto é, evitar com o maior cuidado a precipitação e a prevenção e não admitir em meus julgamentos nada além do que se apresenta de forma tão clara e distinta ao meu espírito, que não tivesse algum motivo para questioná-lo. "
► "Viver sem filosofar é, propriamente, ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los".
► "Até uma alegria falsa geralmente é preferível a uma verdadeira tristeza".
► "Não há nada dividido de forma mais equitativa no mundo do que a razão: todo mundo está convencido de ter o suficiente".
► "Para investigar a verdade é preciso duvidar, o mais rápido possível, de todas as coisas ".
► "Não basta ter bom engenho; o principal é aplicá-lo bem".
► "Ler bons livros é uma conversa com os homens mais ilustres dos séculos passados".
► " Dirigindo com ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para ascender pouco a pouco, gradualmente, ao conhecimento dos mais complexos, e supondo até mesmo uma ordem entre eles que não se parecem naturalmente uns com os outros".
► "A filosofia é aquela que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam os seus homens".
► " Muitas vezes acontece que não há tanta perfeição nas obras compostas de vários pedaços e feitas pelas mãos de muitos mestres como naquelas em que um só trabalhou". Web.com