Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do DIB terça, 30 de abril de 2024

DESCARTES (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)

Pode ser uma ilustração de 1 pessoa e monumento

 

René Descartes (1596 – 1650) René Descartes foi um filósofo, matemático e físico francês, considerado o pai da filosofia moderna e um dos nomes mais marcantes da revolução científica.
 
Nascido em uma família de baixa nobreza, 13 meses após o seu nascimento, sua mãe morreu após dar à luz um novo filho que não consegue sobreviver. Ele é criado pela avó, pelo pai e por uma ama da qual nunca se separará.
 
Seu pai chamava-o de "pequeno filósofo", pois desde a sua mais tenra infância não parava de se colocar questões sobre tudo. Na escola, seus professores não tardaram a perceber seus dotes intelectuais e seu interesse por matemática e filosofia. Depois de estudar Direito e Medicina na Universidade de Poitiers (França), acaba por se mudar para os Países Baixos onde levaria uma vida modesta e tranquila.
 
O seu princípio filosófico mais famoso é “cogito, ergo sum” (“penso, então existo”), um elemento essencial do racionalismo ocidental. Descartes expõe o seu método filosófico e científico no escrito “Regras para a direção da mente” (1628) e, sobretudo, no seu conhecido “Discurso do método” (1637), onde propõe, com grande clareza e simplicidade, quatro normas fundamentais que rompem com a escolástica ministrada nas universidades da época. Suas ideias representaram uma revolução para a filosofia e a teologia, aplaudidas por uns (como Malebranche) e criticadas por outros (como Spinoza ou Leibniz).
 
Descartes faleceu em 11 de fevereiro de 1650, aos 53 anos de idade alegadamente devido a pneumonia. No entanto, o historiador Eike Pies no seu livro “O homicídio de Descartes, documentos, indícios, provas”, concluiu que a morte deste se deveu a um envenenamento por arsênico e aponta um padre, François Viogué, como responsável ou pelo menos instigador do crime.
 
★ Algumas de suas frases mais famosas:
► "Daria tudo o que sei pela metade do que ignoro".
► "Sentir é nada mais do que pensar".
► "Eu penso e duvido, então eu existo".
► " Dificilmente há algo dito por um cujo oposto não seja afirmado".
► "Livros ruins provocam maus costumes e maus costumes provocam bons livros".
► "Duas coisas contribuem para seguir em frente: ir mais rápido que as outras, ou ir no caminho certo".
► " Nunca admitas nada como verdade sem ter conhecido com evidências que assim era; isto é, evitar com o maior cuidado a precipitação e a prevenção e não admitir em meus julgamentos nada além do que se apresenta de forma tão clara e distinta ao meu espírito, que não tivesse algum motivo para questioná-lo. "
► "Viver sem filosofar é, propriamente, ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los".
► "Até uma alegria falsa geralmente é preferível a uma verdadeira tristeza".
► "Não há nada dividido de forma mais equitativa no mundo do que a razão: todo mundo está convencido de ter o suficiente".
► "Para investigar a verdade é preciso duvidar, o mais rápido possível, de todas as coisas ".
► "Não basta ter bom engenho; o principal é aplicá-lo bem".
► "Ler bons livros é uma conversa com os homens mais ilustres dos séculos passados".
► " Dirigindo com ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para ascender pouco a pouco, gradualmente, ao conhecimento dos mais complexos, e supondo até mesmo uma ordem entre eles que não se parecem naturalmente uns com os outros".
► "A filosofia é aquela que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam os seus homens".
► " Muitas vezes acontece que não há tanta perfeição nas obras compostas de vários pedaços e feitas pelas mãos de muitos mestres como naquelas em que um só trabalhou". Web.com

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros