Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 01 de junho de 2020

DELIVERY DE DRINQUES NO RIO

 

Bartenders se reinventam e apostam em serviço de delivery de drinques no Rio

Copos e garrafinhas cruzam a cidade nas garupas dos motoboys antes de virarem a alegria da noite. Em dias de lives, vendas passam de 200 coquetéis.
 
 
Letícia, formada em moda, resolveu apostar no delivery Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo
Letícia, formada em moda, resolveu apostar no delivery Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

RIO - Para essa galera, todo dia merece um “sextou”! Em meio ao isolamento social, bartenders investiram no delivery de drinques como forma de manter a renda e oferecer um happy hour com gostinho de morango, limão ou abacaxi para quem está em casa. Em dois meses, eles conquistaram clientes e viram suas bebidas chegarem a vários bairros do Rio. Copos e garrafinhas cruzam a cidade nas garupas dos motoboys antes de virarem a alegria da noite. Em dias de lives de grandes artistas na internet, são vendidos quase 200 coquetéis.

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— Para os drinques, pensamos nas infinitas possibilidades de receitas e combinações. Queríamos oferecer uma opção de delivery além das cervejas e vinhos — afirma Letícia Ribeiro, de 29 anos, sócia do ÓZÊ Drinks com o marido, Raphael Guimarães, de 29, e o amigo Lucas Machado, de 23: — Criamos um drinque para a quarentena, o Sonho, que ganhou esse nome na esperança de dias melhores. É feito com chá de hibisco, abacaxi e hortelã. São ingredientes diuréticos e digestivos, bons para compensar as guloseimas do isolamento.

Raphael, do ÓZÊ Drinks, entrega bebidas para o motoboy Max Maurício Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo
Raphael, do ÓZÊ Drinks, entrega bebidas para o motoboy Max Maurício Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

O serviço funciona de quinta-feira a domingo, à noite, pelo WhatsApp (96563-8255) e com entregas para a Zona Norte (consulte os bairros abrangidos). Os drinques custam R$ 20 (vodca) ou R$ 25 (gin).

— Faltavam serviços assim, de drinques em casa. A apresentação é linda, o preço é justo e os sabores são maravilhosos. Eu peço sempre — diz a universitária Thaís Almeida, de 23 anos, de Cavalcanti.

Quando teve início a pandemia, em março, o barman Pedro William, de 28 anos, viu festas e eventos sendo desmarcados. Trabalhando nessa área há dez anos e preocupado, ele teve a ideia de manter a profissão na forma de delivery, com o In Black (97100-4996). Desde então, os coquetéis e caipirinhas tradicionais e gourmets (R$ 15) mostram ser possível tomar bons drinques mesmo no sofá de casa.

 
Pedro William, da "In Black", aposta na combinação de sabores Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Pedro William, da "In Black", aposta na combinação de sabores Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

— Faço as entregas a partir de quinta-feira. Tentamos fazer uma consultoria para mandar o coquetel certo de acordo com o paladar de cada um. A galera sente falta de uma bebida na mesa do bar. Então tento levar essa proposta para a casa de todos eles. Em dias de live, já cheguei a vender 20 drinques para uma família — explica William.

Bruno Guedes, de 29 anos, e Eduardo Marchetti, de 32, também trabalhavam com eventos antes da Covid-19. Carentes de festas, se reinventaram e com o delivery da De Boa Drinks (98686-0939) viram uma forma de ganhar dinheiro com bebidas diferenciadas. Quase 80% do cardápio são invenções da dupla, com preços de R$ 28 a R$ 35.

— Queremos mudar a ideia de que gin só cai bem com tônica ou de que uísque só combina com energético ou água de coco — diz Bruno.

Bruno Guedes e Eduardo Marchetti, sócios fundadores da De Boa Drinks Foto: Divulgação
Bruno Guedes e Eduardo Marchetti, sócios fundadores da De Boa Drinks Foto: Divulgação

Experiência para fazer o seu drinque em casa

Para quem busca uma opção além do simples consumo em casa, a Drinks on the Rocks Club é uma plataforma que oferece a experiência do cliente preparar o próprio drinque. Após escolher o coquetel no site, ele faz o pedido online e recebe o kit em casa, composto pela bebida base, pela receita e por todos os ingredientes na porção certa.

No cardápio, clássicos e receitas exclusivas. Cada embalagem faz de quatro a 12 drinques e custa a partir de R$ 103. Para os donos da ideia, a plataforma surge como uma forma de envolver o consumidor na produção das bebidas e ensiná-lo a preparar o drinque favorito.

O kit chega na casa da pessoa com bebida, ingredientes porcionados e receita Foto: Divulgação/Raphael Jacomini
O kit chega na casa da pessoa com bebida, ingredientes porcionados e receita Foto: Divulgação/Raphael Jacomini

— É um projeto que já tínhamos desenhado e que foi colocado em funcionamento um pouquinho antes do previsto por causa da pandemia. Nós vivemos um momento em que ficar em casa é primordial. Então, queremos dividir nossa experiência em drinques com os nossos clientes. São mais de 15 deliciosas opções. Com o tempo, a ideia é ampliar esse cardápio de opções trazendo parceiros e marcas de bebidas de alta qualidade — diz Mauro Carvalho, um dos sócios da plataforma ao lado do também empresário Eberson Ramos.

 

Com a semana recheada de lives, o GLOBO traz sugestões de drinques de acordo o gênero musical. Escolha o seu e tintim:

Neste domingo, o sertanejo de César Menotti e Fabiano, às 11h, e o forró de Solange Almeida, às 17h, pedem o drinque Floresta (kiwi e laranja-Bahia): "São cores vivas da natureza, lembram o campo", diz Letícia, do Ozê, que indica o Praiano (maracujá e morango) para quem for curtir Alexandre Pires e Seu Jorge, às 14h, e Fundo de Quintal, às 15h: "São frutas de paixão nacional, que nem o samba".

 

Já na sexta-feira, é a vez de Marcelo D2, às 20h, levar seus sucessos para a internet: "Um cara com o estilo dele combina muito bem como o drinque De Patrão (sucos de laranja e limão, xarope de pêssego e uísque). É uma bebida que marca presença", indica Guedes.

No sábado, Bell Marques canta seus sucessos às 12h: "O axé me lembra o quentão e a canela, presente na caipirinha gourmet de morango com limão", diz Pedro William, do In Black. Às 20h, tem Jota Quest: "O Moscow Mule (vodka, limão e espuma de gengibre) é um queridinho das festas de casamento, embaladas por clássicos do grupo", diz Mauro Carvalho, da "Drinks on the Rock Club".

No próximo domingo, dia 7, às 18h, tem o samba de Mumuzinho: "Ele é cria de Realengo e combina com a caipirinha Zé Carioca, que leva maracujá, limão e açúcar de gengibre", diz William. Para fechar a agenda, o próximo domingo reserva Negra Li, às 16h: "Uso a licença poética para lembrar da diva negra Ella Fitzgerald, lembrando as grandes cantoras de jazz, incríveis como Negra Li", avalia Carvalho.


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