Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português quarta, 09 de junho de 2021

DE MEIAS E MEIOS

 

De meias e meios

Publicado em Geral

Meio-dia e meia? Meio-dia e meio? Criança meio adoentada? Criança meia adoentada? A dúvida tem diagnóstico. É a confusão entre adjetivo e advérbio. Adjetivo é variável. Advérbio, invariável. Como identificar um e outro?

Avalie seu domínio do assunto. Faça o teste. Leia as frases com muiiiiiiita atenção. Analise-as. Depois, assinale com V, de verdadeiro, se o enunciado merecer nota mil. E F, de falso, se o danado não estiver com nada.

( ) Meia verdade é meia mentira. Depende do ponto de vista. ( ) Maria anda meia chateada com as notas baixas da filha. ( ) Adoro minha meia-irmã. ( ) Dona Marisa Letícia anda meia desaparecida da mídia. ( ) Saiu de casa ao meio-dia e meia.

a. V, V, V, V, V b. V, F, V, F, V c. F, V, F, V, F d. V, V, V, V, F e. F, V, V, V, F

Marcou a letra b? Certíssimo da silva. Você sabe distinguir gato de lebre. A disputa adjetivo x advérbio não pegará você pelo pé no vestibular. Mas, se você preferiu outra letra, a história muda de enredo. Arregace as mangas e dê uma estudadinha no assunto. No fim, você ficará com uma certeza: o bicho não é tão feio quanto o pintam.

Muda de cara

Adjetivo ou advérbio? O adjetivo é mutável. Tem feminino, masculino, singular e plural. Subordinado ao substantivo, concorda com o chefão em gênero e número: menino alto, meninos altos; menina alta, meninas altas.

O adjetivo meio não goza de privilégios. Também acompanha o substantivo sem tossir nem mugir. Se o nome estiver no masculino singular, ele se flexiona no masculino singular (meio quilo). Se no masculino plural, o subalterno não pensa duas vezes. Vai pro masculino plural (meios quilos).

Se no feminino, a história se repete. Substantivo no singular leva o verbo pro singular. Substantivo no plural arrasta o verbo para o plural: meia verdade, meias verdades; duas dúzias e meia (dúzia).

Não muda de cara

O advérbio joga em outro time. Para ele não existe gênero nem número. No caso, meio acompanha o adjetivo. Quando aparece, quer dizer um tanto, mais ou menos: Maria anda meio (um tanto) chateada com as notas baixas da filha. Dona Marisa anda meio (um tanto) desaparecida da mídia. Deixe as portas meio (mais ou menos) abertas.

Macete Na dúvida, pare e pense. Na frase, meio quer dizer metade ou um tanto? Se metade, é adjetivo. Dança conforme a música do substantivo. Se um tanto, é advérbio. Mantém-se imutável ­ indiferente ao feminino, masculino, singular ou plural:

A senadora saiu ao meio-dia e meio? Ou ao meio-dia e meia? Ela se retirou ao meio-dia e meia (hora), não? Então ela se foi ao meio-dia e meia.

Teste

Está pra lá de certa a frase: a. A professora falou meia aborrecida. b. A professora falou meio aborrecida.

A resposta? É a b, claro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros