Danuza Leão viveu muitos momentos icônicos ao longo de seus 88 anos. Do início nas passarelas em Paris, passando pelos encontros com Pelé, até as participações de obras emblemáticas na TV e no cinema. A jornalista morreu na noite da última quarta-feira, no Rio, de insuficiência respiratória, ocasionada por um enfisema pulmonar. A seguir, veja fotos da cronista que atravessou gerações.
Cigarro, gatos e muita atitude: o estilo único de Danuza Leão
Veja imagens da vida de Danuza Leão
A jornalista, nascida em 1933, completaria 89 anos no próximo dia 26 de julho. Nasceu na cidade de Itaguaçu, no Espírito Santo. Aos 10, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Na França, com apenas 17 anos, Danuza procurou o estilista Jacques Fath, que lhe arranjou seu primeiro desfile. Ganhava uma “ninharia”, mas ficou famosa no Brasil depois a revista Manchete publicar uma capa com a chamada “Danuza conquista Paris”. “Não era bem assim, mas os brasileiros acreditaram”, confessou em seu livro de memórias. “Foi em Paris que conheci o mundo da sofisticação.”
Naquele momento, o que a consolava eram os sapatos Yves Saint Laurent e Chanel que continuavam intactos por lá, alguns degraus acima dos tênis que usavam para fazer pilates. Além da malhação, adotou uma dieta à base de alface e jabuticaba para manter o corpo do jeito que a agradava.