DALMA NASCIMENTO É ELEITA IMORTAL DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
Alberto Araújo
A escritora foi eleita para a Cadeira 19, na sucessão do professor e escritor Luiz Calheiros. A autora é especialista em mito, no sagrado e no feminino, tendo-se tornado renomada também pelos seus estudos sobre a Idade Média.
A escritora pesquisadora do CNPq e crítica literária Dalma Braune Portugal do Nascimento foi eleita na tarde do dia 11 de outubro (quarta-feira) para a Academia Niteroiense de Letras (ANL). Em primeira candidatura, ela obteve 27 votos e será a nova ocupante da Cadeira 19, vaga desde o falecimento do escritor e professor emérito da UFF Luiz Calheiros Cruz. A eleição foi presidida pela acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha e coauxiliada pelos acadêmicos secretários da ANL: Wanderlino Teixeira Leite Netto e Leda Mendes Jorge.
Votaram 27 dos 50 acadêmicos, 12 presentes e 15 por cartas, na sede da Academia Niteroiense de Letras, à Rua Visconde do Uruguai, 456, no Centro de Niterói, RJ.
UM POUCO SOBRE DALMA NASCIMENTO
Mestra e Doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora aposentada de Teoria Literária e de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Nos cursos ministrados de mestrado/doutorado sempre enfatizou a questão do feminino, da Memória, do Mito, da Utopia, do Sagrado e Idade Média.
Atual pesquisadora Associada do Centro de Estudos Afrânio Coutinho, da Faculdade de Letras da UFRJ no Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura nas seguintes linhas de pesquisa: Cultura e Sociedade e Estudos Medievais.
Ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília, e de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
Algumas obras:
Fabiano, Herói trágico na tentativa do Ser
Antígonas da modernidade: performances femininas na vida real ou na ficção literári.
Mitos e Utopias dos teares às páginas dos periódicos
Memórias em Jornais
Idade Média: Contexto, celtas, mulher, Carmina Burana e ressurgências atuais
Nélida Piñon nos labirintos da memória
Aventura narrativas de Nélida Piñon
Nélida Piñon entre contos e crônicas
e muitos outros.
Artigos e ensaios publicados sobre diferentes temas em revistas especializadas, jornais, atas de congressos, no Brasil e no exterior. Membro efetivo do PEN Clube e do Elos Clube de Icaraí.
"Dalma Nascimento é uma das escritoras mais representativas da literatura brasileira contemporânea, autora de dezenas obras, e proferiu mais de 300 palestras em todo o mundo", declarou a acadêmica, escritora e presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Matilde Carone Slaibi Conti, em seu parecer acadêmico.