Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quinta, 12 de outubro de 2017

DALMA NASCIMENTO É ELEITA IMORTAL DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

 

DALMA NASCIMENTO É ELEITA IMORTAL DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

Alberto Araújo

 

 

A escritora foi eleita para a Cadeira 19, na sucessão do professor e escritor Luiz Calheiros. A autora é especialista em mito, no sagrado e no feminino, tendo-se tornado renomada também pelos seus estudos sobre a Idade Média.

 

A escritora pesquisadora do CNPq e crítica literária Dalma Braune Portugal do Nascimento foi eleita na tarde do dia 11 de outubro (quarta-feira) para a Academia Niteroiense de Letras (ANL). Em primeira candidatura, ela obteve 27 votos e será a nova ocupante da Cadeira 19, vaga desde o falecimento do escritor e professor emérito da UFF Luiz Calheiros Cruz. A eleição foi presidida pela acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha e coauxiliada pelos acadêmicos secretários da ANL: Wanderlino Teixeira Leite Netto e Leda Mendes Jorge.

 

Votaram 27 dos 50 acadêmicos, 12 presentes e 15 por cartas, na sede da Academia Niteroiense de Letras, à Rua Visconde do Uruguai, 456, no Centro de Niterói, RJ.

 

UM POUCO SOBRE DALMA NASCIMENTO

 

Mestra e Doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora aposentada de Teoria Literária e de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Nos cursos ministrados de mestrado/doutorado sempre enfatizou a questão do feminino, da Memória, do Mito, da Utopia, do Sagrado e Idade Média.

 

Atual pesquisadora Associada do Centro de Estudos Afrânio Coutinho, da Faculdade de Letras da UFRJ no Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura nas seguintes linhas de pesquisa: Cultura e Sociedade e Estudos Medievais.

 

Ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília, e de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Algumas obras:

 

Fabiano, Herói trágico na tentativa do Ser

Antígonas da modernidade: performances femininas na vida real ou na ficção literári.

Mitos e Utopias dos teares às páginas dos periódicos

Memórias em Jornais

Idade Média: Contexto, celtas, mulher, Carmina Burana e ressurgências atuais

Nélida Piñon nos labirintos da memória

Aventura narrativas de Nélida Piñon

Nélida Piñon entre contos e crônicas

e muitos outros.

 

Artigos e ensaios publicados sobre diferentes temas em revistas especializadas, jornais, atas de congressos, no Brasil e no exterior. Membro efetivo do PEN Clube e do Elos Clube de Icaraí.

 

"Dalma Nascimento é uma das escritoras mais representativas da literatura brasileira contemporânea, autora de dezenas obras, e proferiu mais de 300 palestras em todo o mundo", declarou a acadêmica, escritora e presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Matilde Carone Slaibi Conti, em seu parecer acadêmico.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros