Em 1439, em Mainz, na Alemanha, um ourives chamado Johannes Guttenberg desenvolveu uma ideia implantada na Coréia que viria a revolucionar o mundo de então: a imprensa. Em 1500, já existiam prensas tipográficas em 245 cidades européias, divulgando pensares nunca dantes lidos com atenção e discernimento crítico-evolucionário. Alguns pensamentos tibetanos até hoje são impressos e debatidos nos quatro cantos do mundo. Enumero os que mais me contagiaram nos últimos tempos, encarecenodo de todos uma atenção sempre eivada de cidadania:
“Política é coisa séria!! Não existe político corruto, existe eleitor idiotizado, sem cidadania nem amor próprio”.
“A Educação não deve nunca ser aviltada por dirigentes incompetentes, posto que se trata da estratégia mais consistente na construção do futuro do país, na consolidação da sua soberania e na expansão da capacidade criativa da sua gente”
“Quanto mais a ciência evolui, mais se deve, em cada ser humano, ampliar a capacidade reflexiva de entender o mundo em suas contradições e complexidades, abandonando ingenuidades e arroubos próprios dos entes imaturos”.
“A pressa pode até ser inimiga da perfeição, mas a ejaculação precoce também produz bonitos filhos.”
“Quando o amar, o pensar, o agir, o meditar, o criar, o orar, o fazer e o transcender se distanciam uns dos outros, é hora de reestruturar o caminhar, favorecendo ações que reabilitam o Ser Humano como co-autor da Criação”.
“Quando alguns se autointitulam iluminados donos da verdade, autores de ideários que abalarão os alicerces planetários, convergindo todos para um só pensar, é chegada a hora de perceber a urgência de se ampliar a capacidade de refletir de cada um, em exaustivos diálogos com os seus derredores, na busca de convergências que não menosprezam jamais, por irrestrito respeito, as opiniões diferenciadas.”
“Saber formal dissociado de uma consistente vivência social pode revelar a incompetência existencial de qualquer profissional que busque reconhecimento societário.”
“Identificar a Tecnologia como única pilastra de uma profissionalidade promissora é o mesmo que imaginar possuir bom fogo para se fazer café sem grãos de boa qualidade”.
“Não existem ideias perigosas. Apenas o que as pessoas escolhem fazer com ideias pode ser perigoso, especialmente para o status quo e para os poderes constituídos, como governos, religiões e corporações multinacionais.”
“Se pode escolher ou não escolher uma determinada ideia, mas escolher ou não escolher é uma escolha pela qual só você é responsável”.
E viva Guttenberg, uma das pilastras fundamentais da Democracia contemporânea!!