Simbolistas, regionalistas e apocalípticos: Nem só de São Paulo vivia o modernismo brasileiro
Os tais assuntos urgentes e inadiáveis que o impediam de falar sobre a interessante justaposição de cores e elementos naturais na obra “Massacre de Haximu (2020)”– que se refere ao genocídio de ianomâmis em 1993 — são justamente as alarmantes notícias do espraiamento do garimpo sobre terras indígenas. Em 2020, no ápice da pandemia, o garimpo avançou 30% neste pedaço de terra entre os estados do Amazonas e Roraima. Atento às notícias, mas também interessado em retratar o passado, Zerbini empunhou lápis e papel para preparar o que seria uma espécie do projeto da grandiosa obra a ser vista no museu paulistano, com quase 4 metros de altura.
Volpi revisitado: mostra no Masp faz retrospectiva com 96 obras do artista incontornável do modernismo
A sensação de que a história — e, neste caso, a tragédia — brasileira está em ritmo de repetição é o fio condutor da exposição “Luiz Zerbini: a mesma história nunca é a mesma”, com cinquenta obras disponíveis. Abre a mostra a monumental “A Primeira Missa”, cuja concepção, em 2014, relê o episódio religioso e histórico sob um outro olhar, os dos indígenas. Para criar a composição, o artista observou fotografias do povo Krenak e delas partiu como um guia para sua composição. Nesse jogo, a postura corporal de uns ou o olhar penetrante de outros ganharam versão em tinta sobre tela, numa dança entre a realidade e sua observação.
– É como se os indígenas observassem a chegada de outras pessoas aqui, no Brasil. Isso aqui é um nó. A primeira missa é um pretexto para falar de um nó, da impossibilidade dessas duas civilizações conviverem — comenta.
Guilherme Giufrida, curador da exposição ao lado de Adriano Pedrosa diretor artístico do museu, tem na ponta da língua as referências e anos de concepção de cada item na mostra. Ao lado do artista, avalia que a obra da missa inicial ressoa nos humores da atualidade, momento em que há uma “reinvenção de imaginários”. Se antes caía bem observar representações da cerimônia religiosa, realizada em 26 de abril de 1500, com indígenas escanteados,” vulnerabilizados”, hoje faz mais sentido dar luz a outras visões, cuja função central é deixar claro que esse momento da fundação do país é permeado de violência.
— A Primeira Missa do Luiz Zerbini tem 8 anos e já foi incluída em livros didáticos e provas de vestibular. Ela tem impacto recente, justamente por trazer a ideia de repensar a história do Brasil a partir de novas cenas — analisa.
Projeções: Após expansão, MIS inaugura mostra sobre Portinari em São Paulo com área interativa
Cinquenta obras
A exposição está de acordo com o interesse do museu em retratar “Histórias Brasileiras”, cordão umbilical que une as atividades da casa entre 2021 e 2022. O convite para a atual mostra foi feito a Zerbini ainda em 2019, com o pedido de que o artista realizasse pinturas comissionadas pelo museu. A ideia era apresentar pinturas de grande dimensão – em geral, chegando aos 4 metros de altura – com episódios históricos revisitados. Giufrida, o curador, explica que os tamanhos impressionantes das obras — que observadas bem de pertinho agrupam saborosos detalhes em cores e traços — não são ao acaso: a imponência é ferramenta para dar status de releitura histórica àquelas peças. Um convite para que perdurem.
Uma das imagens exclusivas da exposição é a "Rio das Mortes (2021)", em que há uma interessante representação de uma uma bromélia gigante que parece brotar da tela em direção aos visitantes. Completa a imagem uma espécie de andaime, sobre as àguas, onde um garimpeiro parece ter acabado de encerrar o expediente. Na água poluída que banha a cena há uma profusão sinuosa de cores. Uma faca, um pratinho, uma caixa de fósforos com alguns palitos queimados, estavam no ateliê do artista no momento da pintura e ganharam representação na imagem. Os objetos “originais” também podem ser observados na lateral da exposição.
Completam a seleção de imagens, dezenas de monotipias da série Macunaíma (2017), que acompanharam uma edição do romance “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade (1893-1945).
– A exposição faz sentido. Incorporar esses episódios relacionados à natureza como fatos mal contados — diz o artista com certo despreendimento em falar sobre seu processo de composição. — As explicações limitam muito o que há no processo. Há muita loucura também em tudo isso.