Das inúmeras vezes em que cruzou a Serra de Petrópolis com a família, Isabela Ono se lembra de como seu pai, o arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono, costumava chamar a atenção para a vegetação que margeia a estrada. “Ele falava muito sobre a floração da sibipiruna. A semente parece uma borboleta e, quando cai, voa como se fosse um helicópterozinho para ir o mais longe possível”, recorda-se a também arquiteta e paisagista. Haruyoshi era o mais aplicado discípulo de Roberto Burle Marx (1909-1994) e morreu há exatos cinco anos. Ele também contou à filha como o próprio Burle Marx tinha um comportamento semelhante, quando viajavam juntos. “Se estavam num avião, o Roberto destacava, pela janela, aspectos como a sinuosidade do rios.”
Para dar conta de algo dessa dimensão, ela montou uma equipe exclusivamente feminina, com dez profissionais de diferentes áreas, como catalogação, museologia e comunicação. Mas essa configuração, avisa, se deu de um modo orgânico. E ela acha ótimo que seja assim: “Sempre vivi num mundo masculino, cercada por arquitetos, engenheiros e jardineiros. Então, é importante nos colocarmos em lugares que não eram ocupados. Não foi um pré-requisito, mas é interessante que sejamos todas mulheres. A gente se entende muito bem. Tem uma coisa de um comprometimento visceral e de sermos muito perseverantes”.
A pesquisa tem evidenciado o quanto a projeção alcançada pelo escritório não se deu por acaso. Afinal, Burle Marx foi precursor, entre outras coisas, do discurso ambiental. Em suas excursões pela Amazônia, demonstrava preocupação com a devastação causada pela abertura de estradas. “A palavra sustentabilidade nem existia, e ele já falava sobre isso”, observa a gerente de comunicação do instituto, Tatiana Leiner. Desse modo, o acervo é visto como uma ponte entre passado e presente, capaz de comunicar valores importantes para as novas gerações. “Rodas de conversa estão entre os nossos projetos para este ano. Queremos articulações jovens para explorar ainda mais essa potência.”
Se dar conta de tanta coisa parece desafiador, Isabela volta à força feminina para justificar o empenho. “Diante de um acervo enorme como esse, muita gente poderia desistir. Mas fazemos um trabalho de formiguinha mesmo.” Maria Pierro Gripp, museóloga do instituto, reitera a análise. “É uma forma de resistência. Afinal, não faltam instituições como a nossa, com nenhuma ou pouca verba, sendo banalizadas e pegando fogo”, lamenta. “Juntas, minimizamos esses riscos. Se não conseguimos realizar algo de um jeito, fazemos de outro.”