Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 31 de março de 2022

CULTURA: BRASÍLIA RECEBE ORQUESTRA DE OURO PRETO COM ESPETÁCULOS THE BEATLES

 

Brasília recebe a Orquestra Ouro Preto com espetáculos The Beatles

Apresentação da Orquestra Ouro Preto, em Brasília, promete abranger todas as fases da carreira da banda, um desafio tendo em conta o vasto repertório

AM
Ândrea Malcher*
postado em 31/03/2022 06:00 / atualizado em 31/03/2022 10:47
 
A Orquestra Ouro Preto apresenta o concerto The Beatles no Teatro da Unip -  (crédito: Nathalia Torres)
A Orquestra Ouro Preto apresenta o concerto The Beatles no Teatro da Unip - (crédito: Nathalia Torres)

A Orquestra Ouro Preto se apresenta em Brasília, nesta quinta-feira, trazendo uma inusitada mistura musical: orquestra de cordas e banda de rock juntas no palco dando vida às letras e melodias criadas pela banda britânica The Beatles.

"Achamos que a mistura de orquestra com banda de rock chamaria a atenção desses alunos. A gente fez o primeiro concerto e, até hoje, Beatles é um grande sucesso. Sempre temos os amantes da orquestra e os amantes da banda de rock, que vão ver o concerto então a gente consegue atingir esses dois públicos", complementa Toffolo.

A apresentação promete abranger todas as fases da carreira da banda, um desafio tendo em conta o vasto repertório. Toffolo, no entanto, garante que o público não se decepcionará. Clássicas canções como Let it be, Hey Jude e While my guitar gently weeps serão tocadas de forma única.

"A escolha do repertório é muito complexa, com uma produção gigantesca, referência para gerações até hoje. Então tentamos manter aquelas obras que não poderiam faltar de jeito nenhum, os clássicos que todo mundo quer e gosta de ouvir sempre, com algumas peças que ficariam muito bem se orquestrada".

"Quando você junta esses dois mundos, precisa ter uma intersecção para tornar a orquestra um pouco mais livre e a banda de rock mais presa às formas e voltas. Como músico, é uma experiência muito boa, você acaba surfando duas ondas diferentes: um pouco na música erudita, um pouco na popular, e essa junção para que o concerto possa acontecer, no fim das contas, faz muito bem para a formação do músico e a plateia sente essa união também."

As duas sessões do show, que acontecem no Teatro da Unip, marcam o retorno da Orquestra Ouro Preto à cidade após seis anos. Toffolo realça a importância de trazer um espetáculo como este à uma cidade tão envolvida com o rock como Brasília.

"Fazer rock em Brasília é muito simbólico. Uma cidade que tem uma contribuição incrível para o rock nacional, grandes bandas nasceram aqui e ganharam o Brasil todo. Então todos [orquestra e banda] estão muito animados para estas duas sessões que acontecem na quinta", finaliza Fábio.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros