Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 04 de novembro de 2020

CRIATIVIDADE: UMA EXPERIÊNCIA (DIFERENTE E LUCRATIVA)

Jornal Impresso

Uma experiência (diferente e lucrativa)
 
Roteiro de economia criativa, associada ao design da capital federal, é aposta para movimentar o turismo de Brasília. Empresários e especialistas destacam que a cidade tem grande potencial para se tornar um grande centro do ramo

 

» SAMARA SCHWINGEL

Publicação: 04/11/2020 04:00

Os traços que compõem a capital do país, aliados a uma série de ações criativas, fazem de Brasília uma referência para o turismo (Darcianne Diogo/CB/D.A Press)  

Os traços que compõem a capital do país, aliados a uma série de ações criativas, fazem de Brasília uma referência para o turismo

 

 
Há três anos, os traços e características de Brasília renderam o título de cidade criativa do design concedido à capital federal pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A partir desse reconhecimento internacional, um roteiro turístico de economia criativa, associada ao design da cidade, se transformou em aposta para atrair turistas e empresários do ramo que desejam explorar Brasília de uma forma diferente. De acordo com especialistas, esse tipo de turismo é tendência no mundo e pode ser uma das maneiras de alavancar a economia local.
 
A coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, explica que essa economia é uma área que trabalha com criatividade e capital intelectual. “É um setor que abrange desde projetos musicais e editoriais até a arquitetura e design de uma cidade”, afirma. Para a especialista, a associação desses segementos de conhecimento podem ser utilizadas na organização de um roteiro turístico. “Atualmente, as pessoas procuram por lugares autênticos e que oferecem experiências diferentes do comum. E associar economia criativa com toda essa realidade de cultura, design e gastronomia é um insumo perfeito para o turismo”, considera.
 
Ressignificar a W3 Sul e dar visibilidade a criadores brasilienses são ideais que fazem parte da filosofia de negócios de Miguel Galvão, 35. O empreendedor está a frente de dois projetos criativos de Brasília e diz que este mercado tem potencial na cidade. “São ideias, filosofias de vida e formas de expressão variadas que oferecem ao público experiências autênticas, orgânicas e únicas, que só existem em Brasília”, afirma Miguel. Apesar de acreditar na capacidade da capital federal de crescer junto a essa área, ele acredita que é preciso um incentivo maior. “Temos de ir muito além de apenas abrir a avenidas, como a W3, para passeio. Uma forte e ousada política de incentivo fiscal aos negócios criativos, assim como foi feito em outras experiências de sucesso, podem dar frutos incríveis a médio prazo”, completa.

Reinaldo Gomes:  

Reinaldo Gomes: "Aqui há diversas possibilidades para se trabalhar"

 



 

"São ideias, filosofias de vida e formas de expressão variadas que oferecem ao público experiências autênticas, orgânicas e únicas, que só existem em Brasília" Miguel Galvão, empresário e artista

 


Elisângela Barros:  

Elisângela Barros: "A ideia é começar pelo que já é conhecido"

 



Reinaldo Gomes, 44, é proprietário de uma empresa de produção cultural. Além de realizar eventos para exaltar a cultura local, produz conteúdos voltados ao tema. Ele também acredita que Brasília tem um bom potencial para crescer e se destacar na área de economia criativa. “Seja voltada ao design da cidade, às manifestações artísticas ou aos próprios artistas locais, aqui há diversas possibilidades para se trabalhar e fomentar este mercado”, considera. Além disso, ele explica que características da capital brasileira contribuem. “O clima, a disposição e as características de mobilidade são facilitadores para a implementação de roteiros turísticos voltados à economia criativa e ao design”, completa.
 
Para o empresário, a junção dessas áreas é um caminho fácil e certeiro para alavancar a economia local. “É um negócio limpo, criativo e que tem condições de beneficiar diversos setores ao mesmo tempo. É a economia do século 21. Por isso, acredito no investimento nesta modalidade”, afirma. Reinaldo ainda diz que iniciativas que fomentem este setor são necessárias para chamar a atenção de turistas, investidores e dos próprios brasilienses. “Muitas pessoas moram em Brasília e não conhecem a capacidade turística que a cidade tem além do que já é conhecido”, considera.
 
Expectativas
 
Além de atrair empresários, fomentar o turismo criativo atrelado ao design da cidade pode ser uma forma de chamar a atenção para o turismo na capital federal para além do roteiro de negócios e político. A coordenadora de Turismo do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF), Elisângela Barros Silva, também acredita que essa é uma oportunidade de mostrar um lado da cidade que muitos não conhecem. “A ideia é começar pelo que já é conhecido, mas acrescentar novas rotas e maneiras de se olhar para a cidade”, afirma.
 
A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, afirma que a pasta tem a intenção de investir nesta área. “O turismo criativo sob o olhar do design é uma potência no mundo inteiro. Brasília se fortalece pela diversidade de experiências que oferece aos visitantes e moradores. Vai muito além do que as pessoas imaginam”, destaca. A secretária ainda diz que a junção das categorias é uma das apostas da pasta para fomentar o turismo local. “Brasília tem uma atratividade muito grande e profissionais muito capacitados e talentosos capazes de atraírem um público cada vez maior”, completa.


Itinerário
 
Em 2021, o Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) disponibilizará um roteiro turístico focado na economia criativa e design da capital federal. O intuito é apresentar um itinerário com atrativos que se enquadram no nicho contemporâneo de empreendimentos com o viés criativo na cidade. Serão manifestações culturais e instalações que destacam Brasília como cidade do design, o que inclui Itamaraty, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, caminhada pela vizinhança da 308 Sul e, para finalizar, uma degustação gastronômica na Infinu.


Saiba mais

Cidades criativas da Unesco
Além de Brasília, outras nove cidades brasileiras têm o título de cidade criativa cedidos pela Unesco. São elas: Belo Horizonte, Belém, Florianópolis e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília, Fortaleza e Curitiba, no do design; João Pessoa, em artesanato e artes folclóricas; Salvador, na música; e Santos (SP), no cinema. Ao conquistar o título, as cidades têm a oportunidade de participar de projetos estratégicos em âmbito internacional e fomentar a indústria criativa local de forma sustentável e inclusiva. As últimas do Brasil a receberem os títulos, cedidos a cada dois anos, foram Belo Horizonte e Fortaleza, em 2019.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros