As redes sociais são uma potência no Brasil. O público brasileiro é um dos que mais utiliza a internet no mundo e, por isso, esse espaço é um celeiro de novos talentos para o entretenimento brasileiro. O país forjou vários criadores de conteúdo que passam da casa de dois dígitos de milhão em número de seguidores. Esse alcance, contudo, é muito maior que apenas o cenário nacional, os influenciadores brasileiros têm tido impacto em outros países e estão em um processo de "conquistar o mundo"
O caso mais recente se deu por conta de uma matéria do jornal português Diário de Notícias. A jornalista responsável reclamava que crianças portuguesas estavam falando um português abrasileirado. "Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico", escreveu no texto publicado em novembro. O fato foi visto como um problema, e o principal culpado foi criador de conteúdo brasileiro Luccas Neto, extremamente popular entre o público infantil.
Contudo, ele não se vê influenciando nenhuma criança de forma errada e se sente muito preparado para fazer o trabalho que tem feito há anos. "Eu trabalho com muita responsabilidade, apoiado em uma equipe formada também por pedagogos. Além disso, absorvo todos os comentários com muito respeito e atenção, sempre me colocando atento ao diálogo", explica. Neto também adianta que está trabalhando para atender ainda melhor o próprio público estrangeiro, com um processo de dublagem do canal previsto para 2022. "A ideia é que seja dublado para o espanhol, inglês, hindu e português de Portugal para atender todo esse público de diferentes países que estão assistindo aos meus conteúdos", afirma o profissional.
Luccas Neto é um fenômeno, apenas no YouTube ele possui 36,5 milhões de inscritos, Já lançou 13 longas, tem carreira na literatura, com livros infantis, ilustrados e almanaques. O último lançamento do criador de conteúdo, que também é ator, diretor, cantor e empresário, foi o longa O hotel mágico 2, lançado em plataformas on-demand. "Espero continuar o meu trabalho e alcançar cada vez mais as pessoas com as nossas histórias e conteúdos", almeja o artista.
O Brasil no mundo
"O Brasil é um gigante nas redes e está disparado na frente dos demais países da América Latina quando o assunto é influenciar, servindo de inspiração para challenges, trends, memes, desafios e conteúdos que possam ser consumidos nas redes. Então, é comum que influencers brasileiros atinjam públicos de outros países", afirma Jr. César, empresário de influenciadores digitais brasileiros. "De olho nesta fatia internacional, nosso escritório já está com uma base em Portugal e com um planejamento de atuação específico para Europa", pontua.
A influencer, contada para participar do BBB22, Camila Loures, também fez um público expressivo em Portugal. A criadora descobriu que conquistava fãs por meio dos comentários que recebia nas redes sociais. Por isso, decidiu que faria um lançamento do próprio livro, Camila Loures: vida de popstar, em uma livraria em Lisboa, mas sem muita expectativa. "Pensei: 'vai dar umas 300 pessoas e está ótimo!' Só que não. Quando meu empresário me enviou o vídeo de como estava o shopping, eu não acreditava, quase 3 mil pessoas. Isso porque tivemos que encerrar as senhas. Ali, a ficha caiu de que são milhares de fãs naquele país", lembra. "É gratificante demais ver a galera curtindo o meu trabalho e quebrando a barreira do virtual, ainda mais em outro país.As possibilidades são infinitas, e o nosso conteúdo, literalmente, ultrapassa fronteiras", completa.