O texto fala da farra de 3 mi jovens que se reuniram em praça de Frankfurt para participar da Festa do Coronavírus. Houve confusão. Quando policiais chegaram, uma chuva de garrafas os recebeu. Trinta e nove festeiros foram presos. O jornal escreveu: “O tumulto ocorreu na madrugada, quando policiais interviram em briga de cerca de 30 pessoas”. Ops! Tropeçou. Melhor erguer-se: O tumulto ocorreu na madrugada, quando policiais intervieram em briga de cerca de 30 pessoas.
Conjugação
Intervir conjuga-se como vir: venho (intervenho), vem (intervém), vimos (intervimos), vêm (intervêm); vim (intervim), veio (interveio), viemos (interviemos), vieram (intervieram); vinha (intervinha); vier (intervier), vier (intervier), vier (intervier), viermos (interviermos), vierem (intervierem); viesse (interviesse)); virei (intervirei); viria (interviria). O gerúndio e o particípio têm a mesma forma – vindo (intervindo).
O porquê do nó nos miolos
Muitos confundem a paternidade de intervir. Pensam que ele é filho do verbo ver. Na bobeira, soltam o tal “interviu”. Não dá outra: perdem pontos, prestígio e promoções. Olho vivo! No caso, a cara de um é o focinho do outro. Pai: vir. Filhote: intervir. Assim mesmo — sem tirar nem pôr.