Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 24 de outubro de 2024

CORREIO BRAZILIENSE DEBATE O CÂNCER DE MAMA

Rede de cuidados para elas: Correio debate o câncer de mama

A segunda edição do evento que traz informações sobre o câncer de mama terá dois painéis com especialistas

Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância da detecção precoce -  (crédito: ang10ze/Unsplash)
Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância da detecção precoce - (crédito: ang10ze/Unsplash)
 

Correio Braziliense promove nesta quinta-feira (24/10) a segunda edição do CB Debate Câncer de Mama: Uma Rede de Cuidados, que ocorre no mês escolhido para a conscientização e atenção ao diagnóstico precoce da doença, o Outubro Rosa.

O evento começa às 14h30 no auditório do jornal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do Correio, no YouTube e no Facebook. Além disso, será aberto ao público mediante inscrição prévia no site. Serão dois painéis, cada um com a participação de três especialistas: o primeiro abordará o tema Diagnóstico e Fatores de Risco e o segundo discutirá Tratamento e Pós-Câncer.

A abertura será feita pela secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, e o bate-papo terá mediação das jornalistas Sibele Negromonte e Carmen Souza. "Esta é a segunda vez que trazemos profissionais extremamente capacitados, que estão atualizados sobre os avanços no tratamento do câncer de mama em nível mundial e as melhores formas de diagnóstico. Acho que o Correio cumpre um papel muito importante, que é o de levar informação de qualidade às pessoas, especialmente no alerta sobre o câncer de mama", afirmou Negromonte. 

Sibele, que foi diagnosticada com a doença, enfatiza a importância de um diagnóstico preciso: "O câncer de mama é um tipo de tumor que, se detectado cedo, tem grandes chances de cura. Por isso, as pessoas precisam estar alertas. As mulheres devem conhecer seus corpos, aprender a fazer o autoexame, realizar exames periódicos, e como veículo de comunicação, devemos levar essa informação de qualidade", disse a jornalista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil e uma das principais causas de morte. A jornalista Carmen Souza adianta que o time de especialistas foi escolhido a dedo e abordará desde alimentação até cuidados psicológicos: "Não teremos apenas oncologistas, mas também mastologistas, psicólogos, nutricionistas. Vamos abranger um cenário maior em relação a essa temática tão complexa. Quando se trata do câncer de mama, acho importante trazer um debate que considere várias facetas, porque o enfrentamento ao câncer precisa dessa visão mais multidisciplinar", destacou.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros